A formação profissional no ambiente escolar deve extrapolar o desenvolvimento das habilidades técnicas, precisando conjugar as sociais e afetivas quando da práxis formativa. Tal abordagem se faz necessária na medida em que as interações vivenciadas no mercado de trabalho, junto à sociedade, demandam do profissional repertório comportamental inclusivo, no qual a percepção social deve ser fixada como critério de tomada de decisão. Fato é que a escola esbarra em complexa rede de variáveis, de elevado poder restritivo, quanto ao alcance dos seus resultados esperados. Portanto, o presente trabalho busca aproximar os estudantes do curso de Engenharia Civil do IFTO/Campus Palmas junto às questões afetas ao acolhimento de crianças em situação de vulnerabilidade, valendo-se da sua região de influência. Para tanto, criou-se, no âmbito do Grupo PET-Civil do IFTO, vinculado ao Programa de Educação Tutorial, a Campanha denominada “Sorriso de Criança: Eu valorizo!”, cuja primeira edição ocorreu no ano de 2014, sendo mantida entre as atividades perenes do grupo. Tal Campanha tem como mote a coleta de brinquedos e sua respectiva doação para instituições acolhedoras de crianças, sendo realizada no “Dia das Crianças”. Entre os resultados, têm-se a mobilização e aderência crescente da comunidade escolar; empresas públicas e da iniciativa privada e o mais relevante: Muitas crianças felizes!