A aplicação de uma dinâmica didática do ensino é muito importante, em especial para os cursos de nível superior cuja carga teórica é bastante extensa. A teoria é fundamental para a compreensão e formulação da base do conhecimento, porém a maneira como o conteúdo é passado pelo docente pode otimizar e tornar a carga teórica de qualquer disciplina mais prazerosa de ser estudada, além de facilitar a assimilação do conteúdo e a execução de exercícios práticos. Neste contexto está a Ergonomia, que é uma disciplina científica cujo objetivo é proporcionar qualidade de vida aos seres humanos no uso de objetos e no acesso aos ambientes. Geralmente traz em sua ementa conteúdos ligados às normas técnicas e metodologias sistemáticas e desde sua criação em 1949 vem desenvolvendo um corpo teórico e epistemológico de grande importância em diversas vertentes, incluindo a Ergonomia do Ambiente Construído, cuja função principal é proporcionar ao ser humano acessibilidade aos ambientes com segurança, conforto e autonomia. Este trabalho visa trazer novas perspectivas de ensino da Ergonomia do Ambiente Construído em cursos de Arquitetura e Design de Interiores, focando não apenas nos aspectos teóricos, mas na implantação de atividades alternativas de cunho prático, inserindo o aluno em contextos reais e empíricos. A aplicação de exercícios práticos e simulados proporciona aos alunos experiências dentro e fora da sala de aula, tornando o aprendizado mais humanizado e inserindo a empatia junto aos usuários, algo geralmente não observado em disciplinas com teorias normativas. Este estudo de caso evidencia que tais exercícios práticos tornam os alunos mais perceptíveis, compreensíveis e críticos quanto às condições de acessibilidade em ambientes.