Este trabalho vincula-se à pesquisa “Educação e Currículo: práticas, políticas e programas no cotidiano da escola” que se encontra em curso. Essa pesquisa visa compreender como é produzido o currículo escolar, a partir dos impactos das políticas e programas educacionais que chegam às escolas públicas sobre o cotidiano escolar, as práticas pedagógicas e a sala de aula. A pesquisa é composta de duas fases: na primeira, fizemos uma pesquisa exploratória para conhecer a estrutura, as concepções e o desenvolvimento das políticas e programas educacionais, com ênfase no PDE Escola, nas escolas públicas dos municípios de São Gonçalo e
Duque de Caxias, parte sobre a qual nos debruçamos neste texto que ora apresentamos. Na segunda fase, que está em curso, é constituída de uma pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica com a adoção de procedimentos como a observação participante, a análise documental, a entrevista dentre outros, para alcançar os objetivos dessa investigação. Os sujeitos deste estudo são os gestores/as, os professores/as e a equipe técnico-pedagógica que fazem parte da rede pública. O referencial teórico-metodológico, que subsidiará a pesquisa, tem como base a abordagem do ciclo de políticas proposto por Stephen Ball (1994) e Bowe;Ball;Gold (1992), na qual é evidenciada a importância da inter-relação dos contextos produtores do currículo escolar. Esta investigação tem, também, o aporte teórico de Sacristán (1998, 2000), Bourdieu (1998), dentre outros. A contribuição deste estudo está na compreensão de como se concretizam na prática, as políticas e programas nas escolas públicas fornecendo elementos, tanto sobre a escola quanto sobre as práticas pedagógicas, que perpassam a estrutura educacional da escola contemporânea. Nas análises iniciais do material empírico constatamos que a gestão, no elenco de escolas pesquisadas, está envolvida em funções burocráticas e administrativas, em detrimento das atribuições pedagógicas. Encontramos, também, uma gestão enfrentando vários desafios, entre eles, problemas oriundos da ausência de recursos que comprometem, sobremaneira, a qualidade do trabalho escolar.