Durante toda vida passamos por transformações, adquirimos conhecimentos e hábitos que nos orientam diuturnamente e norteiam nossas ações para alcançarmos metas e objetivos, contudo, alguns aspectos importantes, eventualmente, são “esquecidos” ou “negligenciados”. Um desses aspectos é o planejamento financeiro individual eou familiar. Muitas pessoas e famílias não possuem nenhum tipo de controle de receita e gastos obtidos individualmente eou pelos integrantes do grupo familiar. Utilizar o conhecimento adquirido nas aulas de Matemática Financeira presente na grade curricular para alunos da Educação Básica é um caminho a ser seguido. As aulas de Matemática são tachadas como “chatas e difíceis”, um verdadeiro “bicho de sete cabeças” para muitos alunos, isto se da principalmente por não identificarem em seus respectivos cotidianos, onde e como usar o conhecimento adquirido na escola. Uma maneira de minimizar tais pensamentos é transformando as aulas de matemáticas atrativas aos olhos do corpo discente, mostrando a eles a necessidade e importância de uma aprendizagem qualitativa. A planilha eletrônica chamada Excel foi utilizada como ferramenta pedagógica durante as aulas devido as suas funções diversas relacionadas à área da Matemática que foi abordado. Três eixos principais foram estipulados para promover a economia familiar, sendo estes (i) o consumo consciente da água, (ii) utilização regrada da energia elétrica, e a (iii) compra de produtos que compõem a sexta-básica no estado da Paraíba. Estes enfoques impactam diretamente nos gastos familiares, os quais se objetivou reduzir significativamente a partir da aplicação e pratica de ações “simples” e eficazes. A conscientização ambiental foi um dos aspectos que se buscou enfatizar nos indivíduos introduzidos na amostra estudada, assim foram considerados impactos na tríade economia/meio ambiente/sociedade. Além da aprendizagem promovida durante as aulas que compuseram este período educacional aqui relatado, um de seus principais pontos foi à conscientização dos indivíduos envolvidos diretamente e indiretamente, no que se refere à organização da renda e despesa beneficiando financeiramente, melhorando a qualidade de vida e minimizando seus impactos ambientais, tendo em vista que foi promovido um melhor aproveitamento dos recursos hídricos, energéticos e de alimentos, onde menos é mais. Como culminância das ações desenvolvidas os alunos participantes apresentarão para outras turmas as metodologias aplicadas, a ferramenta utilizada e, as experiências vivenciadas e adquiridas.