O trabalho em sala de aula precisa sempre passar por reflexões, ser repensado de forma a se tornar mais eficiente e prazeroso. A escola é um ambiente vivo, não é um espaço isolado e imune às influências externas, ela é a própria sociedade, pois é lá onde se reforçam valores e se confrontam e ressignificam posicionamentos e posturas diante do mundo. Os professores trabalham todos os dias diante de um duplo desafio: tornar suas aulas mais atrativas e engajar o máximo de alunos nas mesmas, e ao mesmo tempo não perder o foco sobre os conteúdos curriculares básicos para que os alunos possam adquirir as competências necessárias na disciplina ministrada. Considerando-se os debates sobre as novas abordagens e o uso de outras linguagens no ensino de história, o presente estudo objetiva analisar a utilização das histórias em quadrinhos nas aulas de história, com foco na produção do aluno através dos elementos de significação da referida linguagem, na confecção de quadrinhos por parte deles a partir de temas escolhidos nas aulas. O trabalho é fruto da um projeto que vem sendo desenvolvido desde o ano de 2009 em uma escola pública de ensino fundamental da rede municipal de João Pessoa, o mesmo encontra-se ainda atuante até o presente momento, 2017. Para tanto, nos apoiamos nos pressupostos pedagógicos da educação dialógica, de Paulo Freire, e na pedagogia histórico-crítica de Demerval Saviani. Desse modo, observamos que as histórias em quadrinhos se constituem numa ferramenta extremamente rica, que pode contribuir de forma significativa na conversão, e reconhecimento, do aluno como protagonista do seu conhecimento.