Este estudo identifica os desafios à inclusão de estudantes com Surdez, na perspectiva de professores(as) do Colégio Estadual Idalice Nunes – Guanambi-BA, acerca do ensino/aprendizagem sob a atuação do Pibid – Química, do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi. Sob este enfoque, e, por se caracterizar um estudo de caso de um fenômeno contemporâneo, no contexto real e específico, utilizou-se o método de abordagem qualitativa, subsidiado pelos instrumentos de observação e de entrevistas, com quatro docentes das áreas de linguagens, humanas e exatas, atuantes junto ao público alvo dessa pesquisa. Os resultados apontaram a necessidade da garantia de intérpretes de Libras nas classes que recebem alunos com surdez, bem como apontou carência formativa de profissionais da escola comum habilitados para atuarem junto a esse público. Tais lacunas aprofundam-se, sobretudo, pela escassez de ferramentas pedagógicas para promover tal inclusão. Além disso, a partir dos relatos, constatou-se haver, para os docentes, dificuldades de preparação das aulas, em decorrência da ausência de tempo requerido ao atendimento das especificidades desse público, aliadas ao planejamento pedagógico para os demais alunos(as). No tocante à inovação, por ser a escola em análise a única instituição de Ensino Médio, no município, a ofertar esse atendimento, impõe aos docentes a não conexão com outras experiências passíveis de lhes contribuir para melhorias do trabalho. Ademais, ainda que a instituição disponha de sala de recursos multifuncionais, há número insuficiente de profissionais de apoio ao adequado uso das ferramentas e para o acompanhamento constante dos estudantes com surdez. Dessa forma, depreendem-se que os desafios rumo à promoção do ensino e aprendizagem ainda superam as possibilidades de resoluções, necessitando, pois, de novos olhares e efetividade das políticas de inclusão.