Considerando a importância da contação de história para uma aprendizagem significativa para a criança, este artigo tem como objetivo compreender como a contação de histórias e como pode auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem de crianças, assim como investigar o surgimento da contação de histórias infantis e seu processo nos dias atuais. As inquietações surgiram na Disciplina de Psicologia da educação através de um trabalho proposto pela docente, na qual apresentaríamos formas lúdicas de aprendizagem para a educação infantil, ficando o grupo com a contação de histórias, e a partir deste, buscamos compreender como ocorre efetivamente o desenvolvimento infantil e um ensino promotor de aprendizagem com sentido. A pesquisa se encontra situada em três momentos: no primeiro ponto, discorremos uma breve história da descoberta da infância, posteriormente abordaremos as contribuições da história para o desenvolvimento da criança e por fim, procuramos apresentar como trabalhar a história de forma significativa dentro da sala de aula. O estudo é de cunho bibliográfico e qualitativo, no qual utilizamos autores como: RODRIGUES (2008), KUHLMANN E FERNANDES (2004), ARIÉS (1981), HEYWOOD (2004), SOUZA (2011), dentre outros para fundamentar a compreensão e a explanação da temática. Portanto, as histórias infantis se tornam cruciais no crescimento em todas as áreas que compõem a criança, seja desde o físico ao emocional. Sabemos que existem diversos aspectos que estão envolvidos diretamente com o desenvolvimento infantil. Ao percebermos que as histórias infantis contribuem de forma direta e indiretamente para as crianças da educação infantil, como também para os outros níveis, proporcionando prazer e várias formas de aprender.