Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: COMO TRABALHÁ-LAS DE FORMA SIGINIFICATIVA EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, DESENVOLVIMENTO, IMAGINAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35070
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1850
    "inscrito_id" => 583
    "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: COMO TRABALHÁ-LAS DE FORMA SIGINIFICATIVA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Considerando a importância da contação de história para uma aprendizagem significativa para a criança, este artigo tem como objetivo compreender como a contação de histórias e como pode auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem de crianças, assim como investigar o surgimento da contação de histórias infantis e seu processo nos dias atuais. As inquietações surgiram na Disciplina de Psicologia da educação através de um trabalho proposto pela docente, na qual apresentaríamos formas lúdicas de aprendizagem para a educação infantil, ficando o grupo com a contação de histórias, e a partir deste, buscamos compreender como ocorre efetivamente o desenvolvimento infantil e um ensino promotor de aprendizagem com sentido. A pesquisa se encontra situada em três momentos: no primeiro ponto, discorremos uma breve história da descoberta da infância, posteriormente abordaremos as contribuições da história para o desenvolvimento da criança e por fim, procuramos apresentar como trabalhar a história de forma significativa dentro da sala de aula. O estudo é de cunho bibliográfico e qualitativo, no qual utilizamos autores como: RODRIGUES (2008), KUHLMANN E FERNANDES (2004), ARIÉS (1981), HEYWOOD (2004), SOUZA (2011), dentre outros para fundamentar a compreensão e a explanação da temática. Portanto, as histórias infantis se tornam cruciais no crescimento em todas as áreas que compõem a criança, seja desde o físico ao emocional. Sabemos que existem diversos aspectos que estão envolvidos diretamente com o desenvolvimento infantil. Ao percebermos que as histórias infantis contribuem de forma direta e indiretamente para as crianças da educação infantil, como também para os outros níveis, proporcionando prazer e várias formas de aprender."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, DESENVOLVIMENTO, IMAGINAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID583_11092017133748.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA BEATRIZ BEZERRA DE MORAES"
    "autor_nome_curto" => "ANA BEATRIZ"
    "autor_email" => "anaa_bea@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35070
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1850
    "inscrito_id" => 583
    "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: COMO TRABALHÁ-LAS DE FORMA SIGINIFICATIVA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Considerando a importância da contação de história para uma aprendizagem significativa para a criança, este artigo tem como objetivo compreender como a contação de histórias e como pode auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem de crianças, assim como investigar o surgimento da contação de histórias infantis e seu processo nos dias atuais. As inquietações surgiram na Disciplina de Psicologia da educação através de um trabalho proposto pela docente, na qual apresentaríamos formas lúdicas de aprendizagem para a educação infantil, ficando o grupo com a contação de histórias, e a partir deste, buscamos compreender como ocorre efetivamente o desenvolvimento infantil e um ensino promotor de aprendizagem com sentido. A pesquisa se encontra situada em três momentos: no primeiro ponto, discorremos uma breve história da descoberta da infância, posteriormente abordaremos as contribuições da história para o desenvolvimento da criança e por fim, procuramos apresentar como trabalhar a história de forma significativa dentro da sala de aula. O estudo é de cunho bibliográfico e qualitativo, no qual utilizamos autores como: RODRIGUES (2008), KUHLMANN E FERNANDES (2004), ARIÉS (1981), HEYWOOD (2004), SOUZA (2011), dentre outros para fundamentar a compreensão e a explanação da temática. Portanto, as histórias infantis se tornam cruciais no crescimento em todas as áreas que compõem a criança, seja desde o físico ao emocional. Sabemos que existem diversos aspectos que estão envolvidos diretamente com o desenvolvimento infantil. Ao percebermos que as histórias infantis contribuem de forma direta e indiretamente para as crianças da educação infantil, como também para os outros níveis, proporcionando prazer e várias formas de aprender."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, DESENVOLVIMENTO, IMAGINAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID583_11092017133748.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA BEATRIZ BEZERRA DE MORAES"
    "autor_nome_curto" => "ANA BEATRIZ"
    "autor_email" => "anaa_bea@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Considerando a importância da contação de história para uma aprendizagem significativa para a criança, este artigo tem como objetivo compreender como a contação de histórias e como pode auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem de crianças, assim como investigar o surgimento da contação de histórias infantis e seu processo nos dias atuais. As inquietações surgiram na Disciplina de Psicologia da educação através de um trabalho proposto pela docente, na qual apresentaríamos formas lúdicas de aprendizagem para a educação infantil, ficando o grupo com a contação de histórias, e a partir deste, buscamos compreender como ocorre efetivamente o desenvolvimento infantil e um ensino promotor de aprendizagem com sentido. A pesquisa se encontra situada em três momentos: no primeiro ponto, discorremos uma breve história da descoberta da infância, posteriormente abordaremos as contribuições da história para o desenvolvimento da criança e por fim, procuramos apresentar como trabalhar a história de forma significativa dentro da sala de aula. O estudo é de cunho bibliográfico e qualitativo, no qual utilizamos autores como: RODRIGUES (2008), KUHLMANN E FERNANDES (2004), ARIÉS (1981), HEYWOOD (2004), SOUZA (2011), dentre outros para fundamentar a compreensão e a explanação da temática. Portanto, as histórias infantis se tornam cruciais no crescimento em todas as áreas que compõem a criança, seja desde o físico ao emocional. Sabemos que existem diversos aspectos que estão envolvidos diretamente com o desenvolvimento infantil. Ao percebermos que as histórias infantis contribuem de forma direta e indiretamente para as crianças da educação infantil, como também para os outros níveis, proporcionando prazer e várias formas de aprender.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.