Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO DE DOCENTES EM RELAÇÃO A GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA

Palavra-chaves: GÊNERO, SEXUALIDADE, ESCOLA, DOCENTES Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
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A escola é o espaço da diversidade, embora exista vários desafios para discutir e dar visibilidade as questões relativas a gênero e sexualidade nos espaços escolares, cabe a todos/as que a compõem, buscar inserir discussões voltada a essa temática dentro de seu ambiente. Sendo assim, desenvolver ações educativas que proponha o reconhecimento da pluralidade em seu interior é indispensável para promover a igualdade e o respeito às diferenças. Nesta ótica, o presente trabalho tem como objetivo discutir as concepções de docentes em relação a gênero e diversidade na escola. A metodologia consistiu em discutirmos a concepção de docentes inseridos em uma escola estadual pública localizada em Cacimba de Dentro – PB. Aplicamos um questionário com oito questões abertas voltadas a reflexão e discussão de gênero no cotidiano escolar, com questões fundamentais que avaliaram o conhecimento prévio das/os envolvidas/os sobre o conceito de Gênero e sexualidade e as dificuldades dos/as professores/as em trabalhar essa temática na escola. Dessa forma, buscamos sugerir algumas formas de se aplicar essa temática na sala de aula tendo em vista a importância de debater e refletir sobre essas questões dentro do contexto escolar a fim de desenvolver o reconhecimento da diversidade de gênero e suas sexualidades. Esperamos contribuir de forma significativa no reconhecimento da diversidade no espaço escolar bem como estimular nos/as educadores/as envolvidos/as o desejo de aprimorar seus conhecimentos e desenvolver atividades que envolva estes assuntos na escola.RESUMO: Embora se tenha ocasionado inúmeras discussões sobre gênero e sexualidade na escola, notamos que ainda existe certa resistência por parte dos/as docente" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "GÊNERO, SEXUALIDADE, ESCOLA, DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID5249_16102017094739.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCILEIA SENIOR DE LIMA" "autor_nome_curto" => "LUCILEIA" "autor_email" => "lucileiasenior@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38170 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3873 "inscrito_id" => 5249 "titulo" => "PERCEPÇÃO DE DOCENTES EM RELAÇÃO A GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA" "resumo" => "RESUMO: Embora se tenha ocasionado inúmeras discussões sobre gênero e sexualidade na escola, notamos que ainda existe certa resistência por parte dos/as docentes em se tratando de trabalhar essas temáticas na sala de aula. 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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO: Embora se tenha ocasionado inúmeras discussões sobre gênero e sexualidade na escola, notamos que ainda existe certa resistência por parte dos/as docentes em se tratando de trabalhar essas temáticas na sala de aula. A escola é o espaço da diversidade, embora exista vários desafios para discutir e dar visibilidade as questões relativas a gênero e sexualidade nos espaços escolares, cabe a todos/as que a compõem, buscar inserir discussões voltada a essa temática dentro de seu ambiente. Sendo assim, desenvolver ações educativas que proponha o reconhecimento da pluralidade em seu interior é indispensável para promover a igualdade e o respeito às diferenças. Nesta ótica, o presente trabalho tem como objetivo discutir as concepções de docentes em relação a gênero e diversidade na escola. A metodologia consistiu em discutirmos a concepção de docentes inseridos em uma escola estadual pública localizada em Cacimba de Dentro – PB. Aplicamos um questionário com oito questões abertas voltadas a reflexão e discussão de gênero no cotidiano escolar, com questões fundamentais que avaliaram o conhecimento prévio das/os envolvidas/os sobre o conceito de Gênero e sexualidade e as dificuldades dos/as professores/as em trabalhar essa temática na escola. Dessa forma, buscamos sugerir algumas formas de se aplicar essa temática na sala de aula tendo em vista a importância de debater e refletir sobre essas questões dentro do contexto escolar a fim de desenvolver o reconhecimento da diversidade de gênero e suas sexualidades. Esperamos contribuir de forma significativa no reconhecimento da diversidade no espaço escolar bem como estimular nos/as educadores/as envolvidos/as o desejo de aprimorar seus conhecimentos e desenvolver atividades que envolva estes assuntos na escola.

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