RESUMO: Embora se tenha ocasionado inúmeras discussões sobre gênero e sexualidade na escola, notamos que ainda existe certa resistência por parte dos/as docentes em se tratando de trabalhar essas temáticas na sala de aula. A escola é o espaço da diversidade, embora exista vários desafios para discutir e dar visibilidade as questões relativas a gênero e sexualidade nos espaços escolares, cabe a todos/as que a compõem, buscar inserir discussões voltada a essa temática dentro de seu ambiente. Sendo assim, desenvolver ações educativas que proponha o reconhecimento da pluralidade em seu interior é indispensável para promover a igualdade e o respeito às diferenças. Nesta ótica, o presente trabalho tem como objetivo discutir as concepções de docentes em relação a gênero e diversidade na escola. A metodologia consistiu em discutirmos a concepção de docentes inseridos em uma escola estadual pública localizada em Cacimba de Dentro – PB. Aplicamos um questionário com oito questões abertas voltadas a reflexão e discussão de gênero no cotidiano escolar, com questões fundamentais que avaliaram o conhecimento prévio das/os envolvidas/os sobre o conceito de Gênero e sexualidade e as dificuldades dos/as professores/as em trabalhar essa temática na escola. Dessa forma, buscamos sugerir algumas formas de se aplicar essa temática na sala de aula tendo em vista a importância de debater e refletir sobre essas questões dentro do contexto escolar a fim de desenvolver o reconhecimento da diversidade de gênero e suas sexualidades. Esperamos contribuir de forma significativa no reconhecimento da diversidade no espaço escolar bem como estimular nos/as educadores/as envolvidos/as o desejo de aprimorar seus conhecimentos e desenvolver atividades que envolva estes assuntos na escola.