Ao passo que avançamos na oferta de educação em nosso país, nos deparamos desafiados a seguir as constantes evoluções que o advento das tecnologias digitais nos proporciona e que estão pulsando ao nosso redor. A escola, por sua vez, é convocada a trilhar os mesmos trajetos de inovação, mas pelo viés metodológico. Essa demanda também se faz latente no que diz respeito ao ensino e aprendizagem de línguas adicionais. É preciso repensar propostas que saiam do campo da superficialidade e permitam um aprofundamento dos níveis de aprendizagem e possam gerar maior desenvolvimento de competências comunicativas. Sendo assim, as TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) têm se tornado um fator elementar, que aliado à pratica mediadora, pode ser um instrumento significante no processo educacional. Nesse sentido, buscamos experimentar clipes musicais como recursos multimoldais e de potencialização cultural no contexto de aprendizagem virtual e colaborativa de línguas adicionais. Compreendemos que essa experiência pode suscitar algumas reflexões sobre a maneira como podemos adicionar novas metodologias ao processo de ensino e aprendizagem de línguas. Portanto, este artigo é um recorte de uma investigação que busca levantar dados sobre a temática de clipe musical dentro do contexto de letramento audiovisual e aprendizagem colaborativa. Dessa maneira, expomos alguns levantamentos teóricos e compartilhamos de alguns dados da pesquisa que ainda encontra-se em andamento. Nessa perspectiva, esperamos que esse trabalho contribua de maneira efetiva para a educação uma prática e eficaz. Buscamos trazer reflexões sobre o ensino e aprendizagem de línguas adicionais, especialmente para os educadores dessa área.