APRENDIZAGEM VIRTUAL E COLABORATIVA DE LÍNGUAS ADICIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM CLIPES MUSICAIS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35871 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4818 "inscrito_id" => 9131 "titulo" => "APRENDIZAGEM VIRTUAL E COLABORATIVA DE LÍNGUAS ADICIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM CLIPES MUSICAIS" "resumo" => "Ao passo que avançamos na oferta de educação em nosso país, nos deparamos desafiados a seguir as constantes evoluções que o advento das tecnologias digitais nos proporciona e que estão pulsando ao nosso redor. A escola, por sua vez, é convocada a trilhar os mesmos trajetos de inovação, mas pelo viés metodológico. Essa demanda também se faz latente no que diz respeito ao ensino e aprendizagem de línguas adicionais. É preciso repensar propostas que saiam do campo da superficialidade e permitam um aprofundamento dos níveis de aprendizagem e possam gerar maior desenvolvimento de competências comunicativas. Sendo assim, as TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) têm se tornado um fator elementar, que aliado à pratica mediadora, pode ser um instrumento significante no processo educacional. Nesse sentido, buscamos experimentar clipes musicais como recursos multimoldais e de potencialização cultural no contexto de aprendizagem virtual e colaborativa de línguas adicionais. Compreendemos que essa experiência pode suscitar algumas reflexões sobre a maneira como podemos adicionar novas metodologias ao processo de ensino e aprendizagem de línguas. Portanto, este artigo é um recorte de uma investigação que busca levantar dados sobre a temática de clipe musical dentro do contexto de letramento audiovisual e aprendizagem colaborativa. Dessa maneira, expomos alguns levantamentos teóricos e compartilhamos de alguns dados da pesquisa que ainda encontra-se em andamento. Nessa perspectiva, esperamos que esse trabalho contribua de maneira efetiva para a educação uma prática e eficaz. Buscamos trazer reflexões sobre o ensino e aprendizagem de línguas adicionais, especialmente para os educadores dessa área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM VIRTUAL COLABORATIVA, CLIPE MUSICAL, ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS, TELETANDEM, TELETANDEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID9131_17102017000929.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO REYNALDO MARTINS GABRIEL" "autor_nome_curto" => "REYNALDO MARTIN" "autor_email" => "reygabriel2007@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35871 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4818 "inscrito_id" => 9131 "titulo" => "APRENDIZAGEM VIRTUAL E COLABORATIVA DE LÍNGUAS ADICIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM CLIPES MUSICAIS" "resumo" => "Ao passo que avançamos na oferta de educação em nosso país, nos deparamos desafiados a seguir as constantes evoluções que o advento das tecnologias digitais nos proporciona e que estão pulsando ao nosso redor. A escola, por sua vez, é convocada a trilhar os mesmos trajetos de inovação, mas pelo viés metodológico. Essa demanda também se faz latente no que diz respeito ao ensino e aprendizagem de línguas adicionais. É preciso repensar propostas que saiam do campo da superficialidade e permitam um aprofundamento dos níveis de aprendizagem e possam gerar maior desenvolvimento de competências comunicativas. Sendo assim, as TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) têm se tornado um fator elementar, que aliado à pratica mediadora, pode ser um instrumento significante no processo educacional. Nesse sentido, buscamos experimentar clipes musicais como recursos multimoldais e de potencialização cultural no contexto de aprendizagem virtual e colaborativa de línguas adicionais. Compreendemos que essa experiência pode suscitar algumas reflexões sobre a maneira como podemos adicionar novas metodologias ao processo de ensino e aprendizagem de línguas. Portanto, este artigo é um recorte de uma investigação que busca levantar dados sobre a temática de clipe musical dentro do contexto de letramento audiovisual e aprendizagem colaborativa. Dessa maneira, expomos alguns levantamentos teóricos e compartilhamos de alguns dados da pesquisa que ainda encontra-se em andamento. Nessa perspectiva, esperamos que esse trabalho contribua de maneira efetiva para a educação uma prática e eficaz. Buscamos trazer reflexões sobre o ensino e aprendizagem de línguas adicionais, especialmente para os educadores dessa área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM VIRTUAL COLABORATIVA, CLIPE MUSICAL, ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS, TELETANDEM, TELETANDEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID9131_17102017000929.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO REYNALDO MARTINS GABRIEL" "autor_nome_curto" => "REYNALDO MARTIN" "autor_email" => "reygabriel2007@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }