Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de analisar a prática do ensino de História na Educação de Jovens e adultos e envolveu três escolas municipais da cidade de Campina Grande. Para o desenvolvimento desse trabalho fez-se uso dos seguintes tipos de pesquisa, a bibliográfica, a exploratória, a descritiva e o trabalho de campo, que serviu para a aplicação das entrevistas com os seis professores que lecionam essa disciplina no ensino fundamental na EJA. Procurou-se nesta pesquisa identificar os fatores que dificultam o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem e as práticas desenvolvidas pelos docentes nas aulas de História, bem como conteúdos e métodos mais utilizados e que podem tornar as aulas mais significativas e prazerosas. As dificuldades encontradas pelos professores são várias, tais como: a dificuldade de desenvolverem ações pedagógicas que proporcionem uma maior motivação nos alunos, a deficiência na execução de metodologias centradas no aluno do EJA, já que é um aluno diferenciado, portanto é necessário que esses docentes possam emergir no universo desses alunos. Um dos fatores observados nessa pesquisa é o fato desses docentes não terem uma orientação, um suporte para lhe nortearem nessa construção junto a esses alunos, uma assistência pedagógica, uma formação específica e continuada na área da EJA, ajudaria os professores a melhorarem suas práticas de ensino. Outro fato importante é que eles precisam efetivar suas práticas no cotidiano dos alunos, no respeito e na solidariedade, pois só assim irão conseguir junto com os alunos trabalharem os três eixos articuladores do ensino da EJA, que são: cultura, trabalho e tempo. A cultura, eixo principal norteará a ação pedagógica, pois dela emanam todas as manifestações humanas, entre elas, o trabalho e o tempo. Esses três eixos bem trabalhados e articulados à realidade a qual o educando se encontra, viabilizará um processo integrador dos diferentes saberes, a partir da contribuição das diferentes áreas do conhecimento, fazendo com que professor e alunos construam juntos suas histórias com mais prazer e significado.

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