Esta pesquisa foi realizada em uma escola municipal na cidade de Santa Rita – PB, e teve como objetivos analisar as contribuições para a vida desses educandos que iniciaram ou reingressaram novamente na vida escolar e compreender a ressocialização desses sujeitos à sociedade. A metodologia empregada foi de cunho qualitativo, por ela apresentar características peculiares a essa abordagem de pesquisa baseada em levantamentos de dados, através de entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise documental. E para uma interpretação mais exata do contexto investigado utilizamos o estudo de caso. Participaram desta pesquisa 19 alunos dos Ciclos I e II. Para uma maior compreensão dos nossos eixos teóricos utilizamos autores como: Machado (2006), Amorim (2013), Lopes (2000), Eitere; Reis, (2009), Paiva (2003), Menezes (2001), Freire (1993) e outros. Os resultados apontaram que esses indivíduos ao procurar a EJA vêm com uma grande sede de conhecimento que infelizmente não corresponde à expectativa, assim desestimulando a continuar na vida escolar. Sem deixar de lado a importância para esses educandos a ingressar/retornar a escola criando novos círculos de amizades, trabalhando diretamente ou indiretamente em sua autoestima.