Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO EXPLORATÓRIO DA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA EEM DE CAMPOS SALES POR MEIO DOS RESULTADOS DO SPAECE NO PERÍODO DE 2014 A 2016.

Palavra-chaves: LETRAMENTO, ENSINO MÉDIO, SPAECE, PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Nosso educando acaba seguindo sua vida estudantil, sem conseguir efetivação no processo ensino aprendizagem da leitura e da escrita, chegando muitas vezes ao ensino médio, sem apresentar competências e habilidades básicas necessárias ao seu desenvolvimento e confirmação da apropriação do conhecimento, para que possa sair do ensino médio regular e ingressar em uma vida acadêmica sem apresentar dificuldades. Nesse momento que o SPAECE entra com uma avaliação que abrange as escolas públicas das redes estadual e municipais do estado, avaliando os alunos da Educação Básica, desde as etapas de Alfabetização até o Ensino Médio, fornecendo subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, vislumbrando a oferta de um ensino de qualidade a todos os alunos da rede pública do Ceará.Esse estudo exploratório se propõe a analisar o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita no Ensino Médio, tendo como referência os resultados apresentados na avaliação de Língua Portuguesa realizada pelo SPAECE na Escola de Ensino Médio de Campos Sales nos anos de 2014, 2015 e 2016, buscando ver se o aluno ao sair do Ensino Médio apresentou ou não uma melhoria em relação aos resultados obtidos ao entrar no 1º ano. O trabalho teve início com pesquisas bibliográficas, com uma explanação do estudo de todo o material relacionado ao trabalho. Logo após foram realizadas visitas a escola para que houvesse momentos de diálogos com os professores de Língua Portuguesa, a fim de entender o funcionamento de suas aulas e se eles tinham estratégias voltadas ao mesmo tempo para a melhoria da leitura e da escrita dos alunos. Por fim, fizemos uso de todo o material disponibilizado pelo CAEd sobre o SPAECE, e de planilhas com estratégias desenvolvidas pelos coordenadores e professores da EEM de Campos Sales, que são utilizadas diariamente para um melhor acompanhamento no desenvolvimento do aluno.De acordo com os valores apresentados nos resultados do SPAECE disponibilizados no endereço eletrônico www.spaece.caedufjf.net/, em 2014 as turmas de 1º ano da EEM de Campos Sales, apresentaram 256,3 pontos na avaliação de Língua Portuguesa. Essas mesmas turmas ao saírem do Ensino Médio, em 2016, quando estavam cursando o 3° ano alcançaram 295,2 pontos na avaliação de Língua Portuguesa. Verificamos então um aumento significativo de 38,9 pontos nas avaliações durante esses três anos, demonstrando dessa forma que as práticas de letramento desenvolvidas pelos coordenadores e professores e utilizadas em sala de aula, conseguem promover sim uma melhoria na leitura e na escrita desses educandos. Precisamos cada dia mais buscar entender quando o processo de letramento realmente aconteceu. Se o aluno conseguiu captar as informações que as competências e habilidades que são cobradas nas avaliações de Língua Portuguesa repassam não apenas para o aprendizado escolar, e sim para a sua evolução na comunicação em sociedade. Ler e escrever são dois pontos primordiais para o sucesso da educação. E acreditar que podemos modificar a realidade de muitas vidas através dela, é o primeiro passo para que a mudança venha a acontecer.

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