O presente artigo é uma pesquisa de campo e tem por objetivo apresentar o nível de aprendizagem dos alunos em Geometria, que por sua vez, é considerada a parte da Matemática que favorece o desenvolvimento de capacidades, tais como a capacidade visual que é uma habilidade fundamental para a compreensão absoluta dos conteúdos geométricos. Analisando a importância da Geometria, percebe-se a efetiva relevância da pesquisa nesta área, no que tange a apurar se os conteúdos trabalhados nas escolas obedecem aos parâmetros da educação e se os estudantes estão compreendo, os mesmos, de acordo com sua série. Esta investigação trata-se de uma pesquisa quantitativa, onde foi elaborada uma atividade escrita, com 10 questões, embasada nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Esta atividade escrita trouxe como conteúdo: figuras bidimensionais e tridimensionais; composição e decomposição de figuras planas; bem como planificação de poliedros e relação de triângulos. Os sujeitos desta pesquisa foram no total 105 alunos dos 7º anos, turmas A e B do turno matutino e a turma C do turno vespertino todas do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Júlio César Salgado, localizado no Município de Senhor do Bonfim – BA. Diante dos resultados obtidos após a pesquisa nas turmas‚ foi possível perceber a dificuldade que os alunos possuíam em desenvolver as atividades‚ pois o índice de questões erradas e incoerentes ou questões que ficaram em branco foi alto. Questões que requeriam associação das figuras geométricas planas foi outro problema encontrado. Por fim esta pesquisa apontou a importância dos estudos em Geometria, e, de que forma isto refletiu na aprendizagem dos alunos e na nossa visão enquanto licenciandas e futuras professoras de matemática.