As brincadeiras sempre fizeram parte do contexto educacional, porém, como forma de lazer, nunca as brincadeiras foram tão evidentes como fontes de aprendizados como nos dias atuais. As brincadeiras e jogos educativos com finalidades pedagógicas revelam sua importância, à medida que instigam situações de aprendizagem, dessa forma, contribuindo para a construção do conhecimento, assim, a introdução de brincadeiras e atividades lúdicas e prazerosas, no processo de ensino aprendizagem auxiliam e desenvolvem a capacidade de iniciação e ação ativa e motivadora. (MOYLES, 2002, p.21). A através das brincadeiras e jogos podemos perceber as crianças interagem com os colegas de forma mais harmoniosa. Dessa forma entendemos que quando a criança ou adolescente é proibido de manusear algum brinquedo ou até mesmo de brincar durante os momentos livres, causamos na criança um receio de descobrimento do novo, ou seja, daquilo que o brinquedo pode oferecer. O presente trabalho fruto de uma pesquisa realizada durante uma colônia de férias na escola Anatólio Thiers Carneiro, Boa Vista, zona rural de Cajueiro da Praia – Piauí. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental com o objetivo de avaliar a relevância dos jogos e brincadeiras desenvolvidas durante as atividades envolvendo assuntos de ciências. Nas atividades analisadas, ficou evidente que elas oferecem oportunidades para as crianças brincarem, mesmo sendo com um pouco de dificuldade. Contudo, mesmo com dificuldade a criança sempre ter algo a captar de tudo que lhe é repassado em sala de aula ou em qualquer espaço da escola. Após o trabalho ficou ainda mais evidente que os alunos usam as brincadeiras e jogos como forma de se expressar, inventar, reinventar e fantasiar determinados conteúdos.