O somatotipo é uma teoria que se utiliza de técnicas para classificação física do corpo que permite uma definição do tipo corporal de um indivíduo. Tem como base três componentes: a endomorfia, a mesomorfia e a ectomorfia. Existe uma estreita relação entre somatotipo e exercício físico. A falta de atividades físicas, aliado a fatores de estilo de vida sedentário é uma das principais causas das doenças da atualidade. A pesquisa tem como objetivo Identificar o perfil somatotípico e sedentário dos alunos da Educação de Jovens e adultos-EJA, 1° ciclo estabelecendo uma relação com a ausência da disciplina de educação Física neste segmento de ensino. A metodologia utilizada Exploratória Descritiva com enfoque quantitativo, a população foi composta de 50 alunos de ambos os sexos, com idades acima de 16 anos das Escolas Municipais do município de Porto Velho-RO, de acordo com as normas estabelecidas para a realização de pesquisa em seres humanos( resolução nº 466/2012). Os instrumentos utilizado foram balança, estadiômetro, plicômetro, trena antropométrica, paquímetro. A verificação do estilo de vida se deu através do questionário sobre Estilo de Vida – QEV (Colégio Americano de Medicina Desportiva). O perfil sedentário foi avaliado através do TSL, um teste que consiste, simplesmente, em quantificar quantos apoios (mãos e/ou joelhos ou, ainda, mãos ou antebraços em joelhos), o indivíduo utiliza para sentar e levantar do chão. Os Resultados do estudo indicam que a saúde e a qualidade de vida dos alunos necessitam de atenção onde o perfil dos alunos apresentou tendência e características entomófilas e sedentárias. Considerações Finais: os dados obtidos justificam a necessidade da disciplina da Educação Física para a população investigada de forma educativa e preventiva.