Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- EJA-1° CICLO E O PERFIL SOMATOTÍPICO E SEDENTÁRIO DOS ALUNOS DA CIDADE DE PORTO VELHO-RO- BRASIL

Palavra-chaves: SOMATOTIPO, SEDENTARISMO, EDUCAÇÃO FÍSICA Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35143
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2491
    "inscrito_id" => 35
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- EJA-1° CICLO E O PERFIL SOMATOTÍPICO E SEDENTÁRIO DOS ALUNOS DA CIDADE DE PORTO VELHO-RO- BRASIL"
    "resumo" => "O somatotipo é uma teoria que se utiliza de técnicas para classificação física do corpo que permite uma definição do tipo corporal de um indivíduo. Tem como base três componentes: a endomorfia, a mesomorfia e a ectomorfia. Existe uma estreita relação entre somatotipo e exercício físico. A falta de atividades físicas, aliado a fatores de estilo de vida sedentário é uma das principais causas das doenças da atualidade. A pesquisa tem como objetivo Identificar o perfil somatotípico e sedentário dos alunos da Educação de Jovens e adultos-EJA, 1° ciclo estabelecendo uma relação com a ausência da disciplina de educação Física neste segmento de ensino. A metodologia utilizada Exploratória Descritiva com enfoque quantitativo, a população foi composta de 50 alunos de ambos os sexos, com idades acima de 16 anos das Escolas Municipais do município de Porto Velho-RO, de acordo com as normas estabelecidas para a realização de pesquisa em seres humanos(  resolução nº 466/2012). Os instrumentos  utilizado foram balança, estadiômetro, plicômetro, trena antropométrica, paquímetro. A verificação do estilo de vida se deu através do questionário sobre Estilo de Vida – QEV (Colégio Americano de Medicina Desportiva). O perfil sedentário foi avaliado através do TSL, um teste que consiste, simplesmente, em quantificar quantos apoios (mãos e/ou joelhos ou, ainda, mãos ou antebraços em joelhos), o indivíduo utiliza para sentar e levantar do chão. Os Resultados  do estudo indicam que a saúde e a qualidade de vida dos alunos necessitam de atenção onde o perfil dos alunos apresentou tendência e características entomófilas e sedentárias. Considerações Finais: os dados obtidos justificam a necessidade da disciplina da Educação Física para a população investigada de forma educativa e preventiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "SOMATOTIPO, SEDENTARISMO, EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID35_12092017001854.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "INES MARGARETE BALTHAZAR "
    "autor_nome_curto" => "MARGARETE"
    "autor_email" => "inesmargarete40@gmail.com"
    "autor_ies" => "GOVERNO DO EX TERRITÓRIO DE RONDONIA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35143
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2491
    "inscrito_id" => 35
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- EJA-1° CICLO E O PERFIL SOMATOTÍPICO E SEDENTÁRIO DOS ALUNOS DA CIDADE DE PORTO VELHO-RO- BRASIL"
    "resumo" => "O somatotipo é uma teoria que se utiliza de técnicas para classificação física do corpo que permite uma definição do tipo corporal de um indivíduo. Tem como base três componentes: a endomorfia, a mesomorfia e a ectomorfia. Existe uma estreita relação entre somatotipo e exercício físico. A falta de atividades físicas, aliado a fatores de estilo de vida sedentário é uma das principais causas das doenças da atualidade. A pesquisa tem como objetivo Identificar o perfil somatotípico e sedentário dos alunos da Educação de Jovens e adultos-EJA, 1° ciclo estabelecendo uma relação com a ausência da disciplina de educação Física neste segmento de ensino. A metodologia utilizada Exploratória Descritiva com enfoque quantitativo, a população foi composta de 50 alunos de ambos os sexos, com idades acima de 16 anos das Escolas Municipais do município de Porto Velho-RO, de acordo com as normas estabelecidas para a realização de pesquisa em seres humanos(  resolução nº 466/2012). Os instrumentos  utilizado foram balança, estadiômetro, plicômetro, trena antropométrica, paquímetro. A verificação do estilo de vida se deu através do questionário sobre Estilo de Vida – QEV (Colégio Americano de Medicina Desportiva). O perfil sedentário foi avaliado através do TSL, um teste que consiste, simplesmente, em quantificar quantos apoios (mãos e/ou joelhos ou, ainda, mãos ou antebraços em joelhos), o indivíduo utiliza para sentar e levantar do chão. Os Resultados  do estudo indicam que a saúde e a qualidade de vida dos alunos necessitam de atenção onde o perfil dos alunos apresentou tendência e características entomófilas e sedentárias. Considerações Finais: os dados obtidos justificam a necessidade da disciplina da Educação Física para a população investigada de forma educativa e preventiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "SOMATOTIPO, SEDENTARISMO, EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID35_12092017001854.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "INES MARGARETE BALTHAZAR "
    "autor_nome_curto" => "MARGARETE"
    "autor_email" => "inesmargarete40@gmail.com"
    "autor_ies" => "GOVERNO DO EX TERRITÓRIO DE RONDONIA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O somatotipo é uma teoria que se utiliza de técnicas para classificação física do corpo que permite uma definição do tipo corporal de um indivíduo. Tem como base três componentes: a endomorfia, a mesomorfia e a ectomorfia. Existe uma estreita relação entre somatotipo e exercício físico. A falta de atividades físicas, aliado a fatores de estilo de vida sedentário é uma das principais causas das doenças da atualidade. A pesquisa tem como objetivo Identificar o perfil somatotípico e sedentário dos alunos da Educação de Jovens e adultos-EJA, 1° ciclo estabelecendo uma relação com a ausência da disciplina de educação Física neste segmento de ensino. A metodologia utilizada Exploratória Descritiva com enfoque quantitativo, a população foi composta de 50 alunos de ambos os sexos, com idades acima de 16 anos das Escolas Municipais do município de Porto Velho-RO, de acordo com as normas estabelecidas para a realização de pesquisa em seres humanos( resolução nº 466/2012). Os instrumentos utilizado foram balança, estadiômetro, plicômetro, trena antropométrica, paquímetro. A verificação do estilo de vida se deu através do questionário sobre Estilo de Vida – QEV (Colégio Americano de Medicina Desportiva). O perfil sedentário foi avaliado através do TSL, um teste que consiste, simplesmente, em quantificar quantos apoios (mãos e/ou joelhos ou, ainda, mãos ou antebraços em joelhos), o indivíduo utiliza para sentar e levantar do chão. Os Resultados do estudo indicam que a saúde e a qualidade de vida dos alunos necessitam de atenção onde o perfil dos alunos apresentou tendência e características entomófilas e sedentárias. Considerações Finais: os dados obtidos justificam a necessidade da disciplina da Educação Física para a população investigada de forma educativa e preventiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.