Ao longo de sua trajetória, a educação profissional brasileira passou por diversas modificações estruturais e funcionais que determinaram os rumos seguidos por esta modalidade de ensino no país. As escolas federais se consolidaram como referência de qualidade na oferta de formação profissional. Em 1997, a publicação do Decreto 2.208/1997 oficializou a separação entre formação geral e formação profissional e ocasionou uma fragmentação na formação profissional. As escolas federais foram fortemente penalizadas por esta reforma, que culminou na estagnação da oferta da educação profissional pública. A partir de 2004, com a publicação do Decreto 5.154/2004, que retoma a oferta da formação geral integrada à formação profissional, surgem novas perspectivas para a educação profissional. Dentre estas, destaca-se a criação dos Institutos Federais (IF), instituições oriundas de uma transformação efetivada nas escolas técnicas federais, que integrou diversas escolas em uma e ampliou o seu grau de abrangência e sua área de atuação. Os IF são autarquias especializadas na oferta de educação profissional e tecnológica, com autorização para atuar na educação superior. Este artigo tem por objetivo apresentar o panorama atual da configuração da oferta da educação profissional nos Institutos Federais a fim de levantar indícios sobre o caminho que estas instituições estão trilhando desde a sua criação para consolidar-se como referência na oferta desta modalidade de ensino no país. Através de uma abordagem documental, foi realizada uma revisão de literatura sobre a trajetória da educação profissional no Brasil, sobre as diretrizes de concepção dos IF e sua proposta de criação. Em seguida, a pesquisa analisou os Planos de Desenvolvimento Institucional de dez IF previamente selecionados a fim de mapear a configuração da oferta da educação profissional nestas instituições. Os dados preliminares têm permitido conhecer o panorama atual da distribuição de vagas e de cursos nos IF e analisar como estas instituições estão se configurando desde seu surgimento até os dias de hoje em relação às diretrizes inseridas na sua proposta de criação. Foi possível perceber que, embora a oferta da educação superior pelos IF esteja aumentando, a finalidade principal destas instituições ainda permanece na oferta de educação profissional e tecnológica que atenda às demandas do setor produtivo. Diante disso, é possível inferir que um dos principais desafios a serem enfrentados pelos IF é a retomada da oferta de uma educação profissional integrada à formação geral inserida nas diretrizes do projeto de sua criação, característica marcante das escolas técnicas federais que lhes deram origem.