Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CRIANÇAS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ATITUDE QUE ABRAÇA A VIDA

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho advém da realização de um projeto, em andamento, o qual é realizado em uma escola pública da periferia, da rede municipal de ensino de Boa Vista-Roraima, localizada na Zona Oeste da cidade, em que trata sobre o cuidado com o Meio Ambiente e sobre as relações do ser humano com esse meio, nesse caso as crianças, por meio de diversas atividades como jogos, atividades lúdicas/recreativas, atividades práticas, entre outras, abordando conteúdos e conhecimentos relacionados à temática ambiental junto à crianças de duas turmas da referida escola. O Censo Demográfico do IBGE (2010) apresenta a referida Zona Oeste composta por 39 bairros, onde vivem 229.454 pessoas, o que representa 80,3% da população de Boa Vista, sendo observado, no período entre 2000 e 2010, um crescimento populacional relativo de 14,4%, assim é considerado um número grande de crianças em idade escolar, que residem nessa área de Boa Vista e é a área ocupada por pessoas com menor poder aquisitivo. Diante de alguns aspectos sociais da Zona Oeste de Boa Vista este projeto busca desenvolver atividades de compreensão, cuidado e preservação do Meio Ambiente, bem como a necessidade de estabelecer uma relação positiva e equilibrada do ser humano com o meio em que vive, já que este vem sofrendo muitas alterações devido às posturas, muitas vezes, tomadas de forma depredatória e individualista dos recursos naturais e demais recursos do meio ambiente. Para a realização deste projeto houve etapas de pesquisa, planejamento e execução das atividades, ainda em andamento, com a previsão de uma etapa de mostra dos trabalhos realizado ao longo do período de execução do projeto, bem como de uma avaliação dos impactos gerados a partir dessas atividades, tanto entre funcionários, quanto entre as crianças da escola municipal, Hilda Franco de Souza. Compreende-se a urgente necessidade em sensibilizar e incentivar as crianças a agirem de forma atenta e colaborativa em relação a todo Meio Ambiente, sendo que atitudes apreendidas e desenvolvidas nessa idade são, consequentemente, apreendidas e continuadas no comportamento pelo resto da vida.

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