O estudo aborda o lúdico no processo educativo, destacando que ao incorporar o lúdico no âmbito escolar pode-se trabalhar diferentes aspectos que são essenciais ao desenvolvimento humano e imprescindíveis à formação integral do sujeito. O trabalho foi desenvolvido em duas escolas de Educação Infantil do Interior Paulista, com crianças com a faixa etária entre 3 e 4 anos de idade. O interesse pelo desenvolvimento deste se deu em decorrência da atuação das autoras na Educação Infantil e após reflexões realizadas a partir das aulas e textos da disciplina “Educação, Ludicidade e Tecnologias da Informação e Comunicação”, do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da Faculdade de Ciências – Campus Bauru, ministrada pela Prof.ª Dra. Maria do Carmo Monteiro Kobayashi. Assim, o trabalho teve como objetivo desenvolver os aspectos cognitivo, linguístico, psicomotor e sócio afetivo das crianças por meio de jogos e brincadeiras, em duas escolas de Educação Infantil do Interior Paulista. Para a seleção de jogos e brincadeiras utilizamos a classificação que foi desenvolvida por Odile Périno,diretora do Quai des Lude Lyon – Fr, apresentada pela Profa. Dra. Maria do Carmo Kobayashi. O C.O.L. foi baseado no sistema E.S.A.R., método de classificação de jogos e brinquedos criado em 1982 pela canadense Denise Garon com base na teoria do jogo de Jean Piaget, porém mais abrangente que esse e mais fácil de compreensão. Os resultados obtidos apontam que a prática agregou aos alunos novos comportamentos como a escuta, o respeito ao outro e a expressão de ideias de maneira crítica e criativa, além de possibilitar a ampliação do repertório linguístico e o desenvolvimento da motricidade ampla e fina. Após o estudo fica o desafio de aprimorar o planejamento de ações lúdicas, com intencionalidade e objetivo, quanto a organização do tempo, dos espaços e dos melhores materiais, para que possam ser instrumento de aprendizagem e do desenvolvimento integral de um sujeito criativo, crítico e socialmente responsável.