A proposta de construção deste artigo surge de questionamentos que foram levantados após uma auspiciosa discursão em uma palestra no auditório do Centro de Desenvolvimento Sustentável do semiárido – CDSA/UFCG realizada na noite do dia 5 de junho de 2017. A mesa redonda era composta naquela noite por professores do CDSA/UFCG. Os palestrantes problematizaram a Reforma do Ensino Médio e os impactos para as áreas de humanas e sociais da Educação Básica. Claro que, nesse debate, as questões derivadas da efervescência política em que o Brasil se encontra nos últimos tempos foram também margeadas, pois a Reforma do Ensino Médio está inserida nesse contexto e foi transformada em algo que vai além de uma reforma em uma das etapas do ensino básico brasileiro, se tornando um elemento de alimentação do debate político-partidário, que se desencadeou a partir do impeachment da Presidenta Dilma. Durante aquele evento, foi possível notar nas falas dos palestrantes variáveis político-ideológicas. Isto evidenciou-se na forma como cada um explanou o tema – explicando, arrazoando e/ou desarrazoando sobre a Reforma do Ensino Médio – a partir de uma óptica particular. Essa cena acadêmica deu título e objeto a este trabalho: As narrativas da Reforma do Ensino Médio. Assim, queremos mostrar aqui como tem se desenrolado o debate sobre o Novo Ensino Médio; qual é o perfil de quem defende e de quem é contra essa reforma; e como o contexto político da transição de governo pela qual passou o Brasil recentemente tem sido determinante do conteúdo das narrativas contra e a favor da Reforma do Ensino Médio, que fora aprovada por meio da Medida Provisória 746 de 2016. Para tanto, a análise sociológica aqui empreendida deu-se a partir de uma pesquisa documental realizada em sites que registraram o debate a cerca da reforma em questão. Ademais, adotamos como questão teórica o conceito de conhecimento poderoso de Michael Young, que consideramos fundamental para entender o papel da escola através dos conflitos de interesses existentes na sociedade mais ampla.