Em virtude da imensa dificuldade que os alunos sentem ao estudar conteúdos voltados para a matemática foi que pensamos em trabalhar alguns assuntos e, ao mesmo tempo, fazer uso de materiais pouco explorados por professores do ensino básico: a régua e o compasso. Essas ferramentas podem auxiliar, em muito, na transmissão do conhecimento, até mesmo pelo fato de estarem sempre em total atenção na aula para que seja possível executar a atividade solicitada pelo professor. Ministramos dois minicursos no qual fizemos uso de tais utensílios de ensino da matemática: no primeiro momento, a atividade foi desenvolvida na XIII Semana Universitária do Campus Avançado de Patu, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no qual foi construído, em folha de cartolina, um campo de futebol; e, no segundo momento, foi feita uma planificação da piscina olímpica, também em cartolina, durante um minicurso oferecido pelo Departamento de Matemática e Estatística, da mesma instituição de ensino. Em ambos, foi utilizada uma escala de proporcionalidade mais adequada, para que fosse possível fazer uma comparação com os resultados obtidos a partir de exercícios feitos pelos próprios participantes durante o curso. Para um melhor rendimento dos participantes, foi feita uma pequena explanação de conteúdos como razão e proporção, cálculo de áreas, perímetro, comprimento de circunferência, construções geométricas e volume. O objetivo maior desses minicursos foram o de apresentar propostas de atividades para alunos da graduação e professores do ensino básico para tornar as aulas de matemática mais dinâmicas e atrativas, no processo de ensino e aprendizagem.