O presente texto integra a nossa pesquisa no Programa de Mestrado Profissional em Formação de Professores, da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, que tem como título O lugar da filosofia no ensino médio profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre currículo e o ensino da filosofia no ensino médio que possa contribuir para o capítulo de fundamentação teórica da pesquisa. Para isto nos utilizamos de autores que tratam destes temas: currículo e ensino de filosofia. No primeiro momento apresentamos uma discussão introdutória sobre currículo escolar. No segundo momento falamos sobre a disciplina de filosofia na escola, relacionando desta maneira currículo com o ensino da filosofia. Num terceiro momento do texto, discutimos sobre a perspectiva que consideramos coerente para o ensino de filosofia na educação escolar, tomando como referência os filósofos Immanuel Kant e G. W. F. Hegel, o que eles propuseram sobre o ensino da filosofia. Tal trabalho se justifica pela necessidade de pensarmos o cotidiano pedagógico dos cursos técnicos integrados de Manutenção e Suporte em Informática e Instrumento Musical ao ensino médio, especificamente no Campus Monteiro, cidade do cariri paraibano onde atuamos. E assim podermos aprimorar nossa prática formativa, que além de estar alicerçada no domínio da didática, deve estar bem fundamentada no conhecimento filosófico. Como também oportunizar a aprendizagem da filosofia aos estudantes, tarefa esta que se mostra importante para que de posse deste saber, tenham uma atuação cidadã na sociedade brasileira, se posicionando de maneira consciente e bem fundamentada.