A adesão de atividade lúdica em disciplinas de ciências naturais, como a química, traz um auxilio para o professor, pois vem promovendo um aprendizado com diversão e motivação. Que funciona como um meio estratégico de ensino para propostas de aprendizagem de conteúdos de difícil entendimento do aluno. O lúdico modela o conhecimento dando uma pitada de sabor ao aprender, pois visivelmente percebe o interesse dos alunos no desafio proposto através do jogo, que eles nem percebem que aprenderam o assunto dado. O jogo “Futeboliche Químico: Aprendendo a se Cuidar no Esporte” vem trazendo uma abordagem do doping e o uso de substâncias químicas e como os discentes lidaria com elas no seu estado prejudicial a sua saúde e sua vida nos esportes. O jogo foi aplicado com os alunos no 9° ano do Ensino Fundamental II, da Escola Major João Novaes. O trabalho trouxe como metodologia a junção de dois esportes o futebol com o usou da bola, e o boliche, os pinos. Os pinos foram derrubados com a bola chutada com o pé, em cada pino havia uma numeração de a 1 à 7, que tinha um envelope correspondente a cada um com perguntas de nível pessoal, todavia contendo relatos certos e errados. Este é um jogo lúdico que foi criado com o intuito de prover aos alunos o entendimento do conceito do doping, quais seus malefícios através de uma didática divertida e esportiva de ensino. Percebeu-se nas respostas dadas pelos jovens atletas que o melhor caminho é o honesto e sempre com humildade, acreditando em seus ideais na realização dos sonhos.