O presente trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica feita através da disciplina Saberes e Metodologia da Educação Infantil I, disciplina letiva do quinto período do curso de Pedagogia, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL- Campus do Sertão), com o objetivo de discutir a importância da linguagem musical na educação infantil, como ferramenta pedagógica que possibilita o desenvolvimento integral da criança, como também fazer uma alusão à duas músicas que não são pertinentes a crianças, mas que são trabalhadas em algumas escolas de educação infantil, frisando os diversos gêneros musicais e como avaliar esses, antes de incluí-los no seu planejamento pedagógico. Podemos constatar que a música, sendo a arte do som está presente em todas as sociedades, e a criança é um sujeito integrante desta sociedade e vive em ambientes rodeados de sons, portanto, é dever da educação infantil aderir essas práticas musicais no seu planejamento que possibilite a criança ter uma visão crítica dos gêneros musicais que às rodeiam. No entanto, podemos observar que inserir a música na prática pedagógica requer do profissional da educação conhecimento e criatividade, pois ensinar a criança através de música não significa dizer que ela vai aprender a ler partitura e/ou tocar um instrumento, mas além de ter um conhecimento sobre a música, proporciona a criança um amplo desenvolvimento nas outras áreas de conhecimento da educação infantil, e para isso é necessário uma formação do profissional lidar com a música, para que ela não seja utilizada de forma monótona, mas sim com sentido diversificado de acordo com os vários gêneros musicais.