O objectivo deste trabalho é demonstrar que através de jogos pode-se ensinar matemática, que as aulas podem ser mais atractivas e diminuir de certa forma a dificuldade de aprendizagem enfrentada pelos alunos se o professor procurar inovar suas práticas pedagógicas.
Este trabalho tem como intuito melhorar de certa forma o ensino-aprendizagem de matemática através de um instrumento já usual em outras disciplinas, o jogo, o qual deve ser aplicado em uma turma de primeiro ano de ensino médio afim de relembrar os alunos de conteúdos já trabalhados no ensino fundamental que serão necessários ter em mente para avançar nos demais anos.
O jogo é bem simples de ser aplicado em sala de aula, consiste em um tabuleiro, cinco pinos, dois dados, e 45 cartões com perguntas de matemática referentes a assuntos do ensino fundamental, são eles: Funções de primeiro grau, sequência numérica, matemática básica, potenciação e funções de segundo grau. Estes cartões estão em três cores diferentes sendo que os níveis de dificuldade das questões variam, logo o cartão verde tem as perguntas de nível fácil, os cartões laranja tem perguntas que utilizam mais lógica, por isso são caracterizados como medianas e por último temos os cartões vermelhos que são de maior dificuldade.
A pesquisa foi realizada no instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Amapá (IFAP), na turma de primeiro ano, do curso técnico em alimentos. Inicialmente realizou-se um teste de sondagem de conhecimentos através de um questionário com dez perguntas referentes aos assuntos de ensino fundamental, contendo perguntas que apenas necessitariam de analise lógica para serem respondidas. Seguido isso, foi feita a aplicação do jogo o qual teve resultados iniciais satisfatórios.