O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação realizada com 21 alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, do turno matutino de uma escola pública estadual do município de Rio Tinto/PB. O instrumento metodológico utilizado na investigação foi uma Atividade Diagnóstica, que tinha por objetivo verificar quais as habilidades e competências que apresentavam esses alunos a respeito de alguns conteúdos de Geometria estudados nos anos anteriores do Ensino Fundamental e que seriam conhecimentos prévios para o estudo do Teorema de Tales e Semelhança de Triângulos. Essa investigação, caracterizada por uma pesquisa exploratória, é parte integrante de um projeto de ensino desenvolvido dentro do Programa de Licenciatura – PROLICEN/UFPB do curso de Matemática da UFPB/Campus IV, que tem como objetivo principal propor e aplicar atividades e sequências didáticas para o ensino-aprendizagem da Geometria dos anos finais do Ensino Fundamental, utilizando diferentes recursos didático-pedagógicos. A Atividade Diagnóstica apresentava cinco questões ilustradas que tratavam de conteúdos da Geometria, tais como: pontos, retas e segmentos de reta; identificação de retas paralelas e transversais; identificação de ângulos retos, agudos e obtusos; classificação de triângulos quanto a seus lados e seus ângulos; ampliação e redução de figuras em malha quadriculada. Os resultados obtidos na análise das respostas da Atividade Diagnóstica revelaram que a maioria dos alunos da turma do 9º ano não apresentou as habilidades básicas elencadas pelos Parâmetros Curriculares de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, como também citados pelos Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental/PB acerca da aprendizagem dos conteúdos geométricos mencionados. Pode ser que esses alunos ainda estejam inseridos em aulas, cujas metodologias ainda estão centradas no formalismo, onde torna a Geometria mera ilustração e exemplificação, sem entendimento de conceitos e propriedades, como também desligadas da realidade do aluno, por isso, é preciso refletir sobre nossas futuras práticas como professores para contribuir com o desenvolvimento das habilidades geométricas dos nossos futuros alunos.