O presente estudo teve como abordagem central as perspectivas docentes ao longo da sua carreira profissional, buscando compreender as principais dificuldades encontradas no decorrer desta trajetória, identificando as motivações e desmotivação atuais encontradas desde a estrutura escolar até insatisfação salarial. Esta discussão é essencial para que os profissionais atuantes, bem como aqueles que ainda pretendem atuar na área entendam o funcionamento do sistema educacional. Para a realização desse trabalho, utilizamos uma abordagem quantitativa com a elaboração de um questionário com doze perguntas, possuindo oito questões de múltipla escolha e quatro abertas. Na elaboração dessa pesquisa fizemos o questionário com docentes de biologia, física e química da escola EEEFM Olivina Olívia Carneiro da Cunha.
Embora declarem-se em maioria satisfeitos, as melhorias das condições de trabalho como valorização do salário do professor possibilitariam a elaboração e execução de aulas deixando mais atrativas para os alunos e que seria uma alternativa para diminuir o problema do desinteresse dos alunos e possibilitaria uma maior satisfação dos professores, que por sua vez, possibilitaria cada vez mais uma melhor atuação dos professores na sala de aula e sua relação com os alunos.
A política educacional do país é precária, desfavorecendo assim o ambiente de trabalho que o profissional docente está inserido, resultando na desmotivação em massa desses profissionais. Ao analisar e discutir os dados da pesquisa referente às perspectivas docente, direcionado a professores da educação básica de uma instituição pública, localizada em João Pessoa-PB, conclui-se que, mesmo com a insatisfação salarial ou dificuldades provenientes do sistema educacional, os professores de modo geral, encontram-se satisfeitos com sua profissão, pois eles já possuíam ou adquiriram ao longo da carreira docente afinidade com elementos da prática docente, como a possibilidade de formar a próxima geração .