O presente artigo foi elaborado no intuito de fazer uma abordagem de questões referente aos espaços das instituições de Educação Infantil. Introduzimos apresentando à importância dessa temática para os profissionais que atuam na referida área, compreendo a organização de espaço, tempo e materiais como elementos que demandam de especificidades e objetivos que priorizam o desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos, para isso dialogamos com os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. A discussão aqui proposta é mediante o vivido no relato de experiências, oriundo do Estágio Supervisionado em Educação Infantil no Curso de Pedagogia na Universidade Estadual de Alagoas, campus Santana do Ipanema, que foi desenvolvido no segundo semestre do ano de 2016 e teve seu lócus em uma creche municipal da referida cidade localizada no interior de Alagoas. As vivencias durante o estágio reforçou que o conhecimento para organizar o espaço, tempo e materiais como elementos compositores da Educação Infantil, possui autonomia para estabelecer e desenvolver espaços que garantam não somente um ensino e um desenvolvimento eficaz para as crianças, mas também que as mesmas possam vivenciar novas perspectivas através de variadas cores e formas, bem como música diversão para que, ao decorrer de sua vida o momento de sua infância seja marcado com ações pedagógicas que favorecem vivenciar os espaços institucionais de modo que explorem favorecendo o desenvolvimento.