O presente artigo aborda o ensino da Cartografia no contexto do curso de Licenciatura em Geografia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, como ferramenta primordial no processo formativo dos licenciandos em Geografia. O interesse por este tema surgiu da curiosidade em analisar se o ensino desse componente curricular possui um direcionamento pedagógico de ensinar a ensinar cartografia. A proposta desta pesquisa se justifica pelo fato de existir uma considerável dificuldade dos professores de Geografia da educação básica, na produção dos conhecimentos cartográficos no ensino da Geografia. Isso pode ser em decorrência de o ensino universitário da Cartografia pouco existir uma articulação contextualizada entre os saberes específicos e pedagógicos, fundamentais na construção do senso crítico. A Cartografia é uma ciência fundamental para a interpretação de representações cartográficas, com vistas à delimitação, compreensão e comparação de fenômenos geográficos. Neste trabalho, temos como objetivos analisar o Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Geografia do IFPE, quanto à concepção de formação docente; analisar o plano de ensino do componente curricular Cartografia, com vistas a compreender a articulação dos diferentes saberes (específicos da Cartografia e pedagógicos) e compreender a proposta pedagógica do ensino da Cartografia, visando sua contribuição para o exercício da docência. O estudo em questão foi realizado por uma pesquisa de cunho bibliográfico. Quanto aos materiais utilizados para o seu desenvolvimento, foram analisados textos sobre o ensino da Geografia e da Cartografia, além do Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia e a ementa da disciplina Cartografia Básica. Esta pesquisa aponta para uma necessidade de reflexão sobre o ensino da Cartografia no curso de licenciatura. Assim, sugere-se ensinar a ensinar a Geografia por meio dos conhecimentos cartográficos de modo crítico/reflexivo, objetivando à compreensão do espaço. Portanto, a ciência cartográfica, por tratar-se de um saber específico bastante complexo e fundamental para o processo formativo de um professor de Geografia, há a necessidade de trabalhá-la de maneira pedagógica nos cursos de Licenciatura em Geografia e com a devida contextualização.