O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO 5° ANO DA EMEIEF JOAQUIM PINHEIRO DE MENESES
0 of 0"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 37880 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1973 "inscrito_id" => 4888 "titulo" => "O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO 5° ANO DA EMEIEF JOAQUIM PINHEIRO DE MENESES" "resumo" => "Este trabalho tem como temática o Processo de Avaliação da Aprendizagem no 5° Ano da EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Joaquim Pinheiro de Meneses, localizada no Sítio Latão de Baixo, na cidade de Santana do Cariri, Ceará. A instituição oferece turmas de Educação Infantil e o Ensino Fundamental. O 5° Ano é uma das turmas que tem professor de reforço, tendo em vista que os estudantes em sua maioria apresentam dificuldades de aprendizagem em português e matemática. Este estudo foi motivado pela importância de entender o processo avaliativo, pela percepção da dificuldade de aprendizagem de alguns alunos e pela observação feita pelo próprio professor da não apreensão dos discentes das habilidades necessárias para um bom desempenho escolar em 25% dos 20 alunos matriculados na série citada acima. Percebe-se que os problemas relacionados ao comportamento afetam todo o processo do ensino-aprendizagem tanto destes como dos demais alunos. Este trabalho tem como objetivo geral: analisar o processo avaliativo da aprendizagem no 5° Ano da escola pesquisada, identificando os pontos fortes e fracos na aplicabilidade desse processo, focando a responder aos questionamentos aqui mencionados, buscando ainda um direcionamento aos problemas detectados. E como objetivo específico: estudar o que acontece com os 25% dos alunos que se encontram na situação de não efetivarem a aprendizagem necessária para a série que estão cursando.Para a realização do presente trabalho, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, embasando-se em alguns teóricos que discorrem a respeito do tema proposto e a pesquisa qualitativa, já que a mesma se aplica adequadamente aos objetivos da investigação, o tipo de pesquisa-ação empregada para a coleta de dados foi o questionário estruturado. Mediante estudo realizado na escola, foram aplicados questionários com o intuito de obter dados inerentes ao assunto da pesquisa, bem como compreender a forma na qual é trabalhada a avaliação, verificando ainda se esta atende as expectativas propostas pelo plano de ensino. A pesquisa foi desempenhada aplicando-se questionários a direção escolar, professores e alunos do 5º Ano.Compreende-se que as questões referentes a avaliação requerem reflexões, já que esta não deve utilizar métodos tradicionais, assim sendo a compreensão do processo avaliativo no dia a dia da escola deve ser bastante estudado, procurando sempre o melhor para o aluno, que é orientá-lo para a vida.Analisar a forma como vai avaliar o educando, implica ainda fazer uso de tomada de decisões, estabelecendo a maneira de como vai ser feito o repasse do autoconhecimento do educando, bem como a análise do ensino ofertado. Realizando dessa forma uma avaliação formadora, e não meramente punitiva.Constata-se então que não se pode avaliar de forma qualitativa os conhecimentos de cada educando sem antes compreender o real papel do educador frente ao processo avaliativo, onde este possa contribuir efetivamente para a ampliação do conhecimento do aluno, bem como compreender que a participação efetiva dos pais na escola melhora o índice de aprendizagem do aluno. ◀Este trabalho tem como temática o Processo de Avaliação da Aprendizagem no 5° Ano da EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Joaquim ▶" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, CURRÍCULO, CONTEUDO, CONTEUDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID4888_11092017155405.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERA ALDEVANIA PEREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALDEVANIA" "autor_email" => "aldevania.pereira@ufca.ed" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 37880 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1973 "inscrito_id" => 4888 "titulo" => "O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO 5° ANO DA EMEIEF JOAQUIM PINHEIRO DE MENESES" "resumo" => "Este trabalho tem como temática o Processo de Avaliação da Aprendizagem no 5° Ano da EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Joaquim Pinheiro de Meneses, localizada no Sítio Latão de Baixo, na cidade de Santana do Cariri, Ceará. A instituição oferece turmas de Educação Infantil e o Ensino Fundamental. O 5° Ano é uma das turmas que tem professor de reforço, tendo em vista que os estudantes em sua maioria apresentam dificuldades de aprendizagem em português e matemática. Este estudo foi motivado pela importância de entender o processo avaliativo, pela percepção da dificuldade de aprendizagem de alguns alunos e pela observação feita pelo próprio professor da não apreensão dos discentes das habilidades necessárias para um bom desempenho escolar em 25% dos 20 alunos matriculados na série citada acima. Percebe-se que os problemas relacionados ao comportamento afetam todo o processo do ensino-aprendizagem tanto destes como dos demais alunos. Este trabalho tem como objetivo geral: analisar o processo avaliativo da aprendizagem no 5° Ano da escola pesquisada, identificando os pontos fortes e fracos na aplicabilidade desse processo, focando a responder aos questionamentos aqui mencionados, buscando ainda um direcionamento aos problemas detectados. E como objetivo específico: estudar o que acontece com os 25% dos alunos que se encontram na situação de não efetivarem a aprendizagem necessária para a série que estão cursando.Para a realização do presente trabalho, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, embasando-se em alguns teóricos que discorrem a respeito do tema proposto e a pesquisa qualitativa, já que a mesma se aplica adequadamente aos objetivos da investigação, o tipo de pesquisa-ação empregada para a coleta de dados foi o questionário estruturado. Mediante estudo realizado na escola, foram aplicados questionários com o intuito de obter dados inerentes ao assunto da pesquisa, bem como compreender a forma na qual é trabalhada a avaliação, verificando ainda se esta atende as expectativas propostas pelo plano de ensino. A pesquisa foi desempenhada aplicando-se questionários a direção escolar, professores e alunos do 5º Ano.Compreende-se que as questões referentes a avaliação requerem reflexões, já que esta não deve utilizar métodos tradicionais, assim sendo a compreensão do processo avaliativo no dia a dia da escola deve ser bastante estudado, procurando sempre o melhor para o aluno, que é orientá-lo para a vida.Analisar a forma como vai avaliar o educando, implica ainda fazer uso de tomada de decisões, estabelecendo a maneira de como vai ser feito o repasse do autoconhecimento do educando, bem como a análise do ensino ofertado. Realizando dessa forma uma avaliação formadora, e não meramente punitiva.Constata-se então que não se pode avaliar de forma qualitativa os conhecimentos de cada educando sem antes compreender o real papel do educador frente ao processo avaliativo, onde este possa contribuir efetivamente para a ampliação do conhecimento do aluno, bem como compreender que a participação efetiva dos pais na escola melhora o índice de aprendizagem do aluno. ◀Este trabalho tem como temática o Processo de Avaliação da Aprendizagem no 5° Ano da EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Joaquim ▶" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, CURRÍCULO, CONTEUDO, CONTEUDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID4888_11092017155405.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERA ALDEVANIA PEREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALDEVANIA" "autor_email" => "aldevania.pereira@ufca.ed" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }