SILVA, Lorenna Gondim et al.. Tangram: um método de ensino da geometria plana. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/38647>. Acesso em: 02/11/2024 08:18
O presente artigo traz como proposta o estudo da Geometria Plana utilizando o tangram em sala de aula nas séries finais do Ensino Fundamental II. Para a pesquisa ação que é a relação da teoria a prática, foi realizada uma oficina sobre o tangram no Colégio Estadual Dr. Vasco dos Reis Gonçalves no município de Urutaí, Estado de Goiás, Brasil, visando o ensino e aprendizagem da geometria plana com utilização de recursos manipuláveis. Teve como objetivo revisar conceitos básicos de geometria a partir da construção do tangram, explorando algumas figuras geométricas planas e relacionando frações, levando aos alunos uma forma prazerosa de aprender, construindo suas próprias percepções e manuseando instrumentos de medição como a régua e o compasso. O tangram é um jogo que contém sete peças e é propício para construções de figuras geométricas, assim de forma lúdica, construtiva, dinâmica e investigativa, buscamos apresentar a construção do mesmo utilizando a régua e o compasso inserindo então alguns conceitos básicos de geometria plana como segmento de reta, reta perpendicular, reta paralela, diagonal e ponto médio. A partir das peças do tangram estudamos as propriedades de algumas figuras geométricas como: triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo, assim trabalhando algumas perguntas relacionadas a frações a fim de exercitar o raciocínio lógico e desenvolver a atenção cognitiva. No desenvolver da atividade foram pautadas algumas dificuldades tanto no manuseio do compasso quanto na compreensão e visualização abstrata dos conceitos, sendo esses distribuídos em porcentual através da observação. Os resultados indicaram que o tangram se constituiu em uma atividade lúdica oportunizando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de conteúdos programáticos de geometria no ensino de matemática. Destacamos a importância de aplicar diversas possibilidades de trabalho lúdico em sala de aula, pois é fundamental para que professor e aluno construam a sua prática.