Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TANGRAM: UM MÉTODO DE ENSINO DA GEOMETRIA PLANA

Palavra-chaves: GEOMETRIA, TANGRAM, ENSINO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38647
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3126
    "inscrito_id" => 7536
    "titulo" => "TANGRAM: UM MÉTODO DE ENSINO DA GEOMETRIA PLANA"
    "resumo" => "O presente artigo traz como proposta o estudo da Geometria Plana utilizando o tangram em sala de aula nas séries finais do Ensino Fundamental II. Para a pesquisa ação que é a relação da teoria a prática, foi realizada uma oficina sobre o tangram no Colégio Estadual Dr. Vasco dos Reis Gonçalves no município de Urutaí, Estado de Goiás, Brasil, visando o ensino e aprendizagem da geometria plana com utilização de recursos manipuláveis. Teve como objetivo revisar conceitos básicos de geometria a partir da construção do tangram, explorando algumas figuras geométricas planas e relacionando frações, levando aos alunos uma forma prazerosa de aprender, construindo suas próprias percepções e manuseando instrumentos de medição como a régua e o compasso. O tangram é um jogo que contém sete peças e é propício para construções de figuras geométricas, assim de forma lúdica, construtiva, dinâmica e investigativa, buscamos apresentar a construção do mesmo utilizando a régua e o compasso inserindo então alguns conceitos básicos de geometria plana como segmento de reta, reta perpendicular, reta paralela, diagonal e ponto médio. A partir das peças do tangram estudamos as propriedades de algumas figuras geométricas como: triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo, assim trabalhando algumas perguntas relacionadas a frações a fim de exercitar o raciocínio lógico e desenvolver a atenção cognitiva. No desenvolver da atividade foram pautadas algumas dificuldades tanto no manuseio do compasso quanto na compreensão e visualização abstrata dos conceitos, sendo esses distribuídos em porcentual através da observação. Os resultados indicaram que o tangram se constituiu em uma atividade lúdica oportunizando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de conteúdos programáticos de geometria no ensino de matemática. Destacamos a importância de aplicar diversas possibilidades de trabalho lúdico em sala de aula, pois é fundamental para que professor e aluno construam a sua prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA, TANGRAM, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7536_05102017164443.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORENNA GONDIM SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LORENNA GONDIM"
    "autor_email" => "lorennags@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS URUTAÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38647
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3126
    "inscrito_id" => 7536
    "titulo" => "TANGRAM: UM MÉTODO DE ENSINO DA GEOMETRIA PLANA"
    "resumo" => "O presente artigo traz como proposta o estudo da Geometria Plana utilizando o tangram em sala de aula nas séries finais do Ensino Fundamental II. Para a pesquisa ação que é a relação da teoria a prática, foi realizada uma oficina sobre o tangram no Colégio Estadual Dr. Vasco dos Reis Gonçalves no município de Urutaí, Estado de Goiás, Brasil, visando o ensino e aprendizagem da geometria plana com utilização de recursos manipuláveis. Teve como objetivo revisar conceitos básicos de geometria a partir da construção do tangram, explorando algumas figuras geométricas planas e relacionando frações, levando aos alunos uma forma prazerosa de aprender, construindo suas próprias percepções e manuseando instrumentos de medição como a régua e o compasso. O tangram é um jogo que contém sete peças e é propício para construções de figuras geométricas, assim de forma lúdica, construtiva, dinâmica e investigativa, buscamos apresentar a construção do mesmo utilizando a régua e o compasso inserindo então alguns conceitos básicos de geometria plana como segmento de reta, reta perpendicular, reta paralela, diagonal e ponto médio. A partir das peças do tangram estudamos as propriedades de algumas figuras geométricas como: triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo, assim trabalhando algumas perguntas relacionadas a frações a fim de exercitar o raciocínio lógico e desenvolver a atenção cognitiva. No desenvolver da atividade foram pautadas algumas dificuldades tanto no manuseio do compasso quanto na compreensão e visualização abstrata dos conceitos, sendo esses distribuídos em porcentual através da observação. Os resultados indicaram que o tangram se constituiu em uma atividade lúdica oportunizando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de conteúdos programáticos de geometria no ensino de matemática. Destacamos a importância de aplicar diversas possibilidades de trabalho lúdico em sala de aula, pois é fundamental para que professor e aluno construam a sua prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA, TANGRAM, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7536_05102017164443.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORENNA GONDIM SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LORENNA GONDIM"
    "autor_email" => "lorennags@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS URUTAÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo traz como proposta o estudo da Geometria Plana utilizando o tangram em sala de aula nas séries finais do Ensino Fundamental II. Para a pesquisa ação que é a relação da teoria a prática, foi realizada uma oficina sobre o tangram no Colégio Estadual Dr. Vasco dos Reis Gonçalves no município de Urutaí, Estado de Goiás, Brasil, visando o ensino e aprendizagem da geometria plana com utilização de recursos manipuláveis. Teve como objetivo revisar conceitos básicos de geometria a partir da construção do tangram, explorando algumas figuras geométricas planas e relacionando frações, levando aos alunos uma forma prazerosa de aprender, construindo suas próprias percepções e manuseando instrumentos de medição como a régua e o compasso. O tangram é um jogo que contém sete peças e é propício para construções de figuras geométricas, assim de forma lúdica, construtiva, dinâmica e investigativa, buscamos apresentar a construção do mesmo utilizando a régua e o compasso inserindo então alguns conceitos básicos de geometria plana como segmento de reta, reta perpendicular, reta paralela, diagonal e ponto médio. A partir das peças do tangram estudamos as propriedades de algumas figuras geométricas como: triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo, assim trabalhando algumas perguntas relacionadas a frações a fim de exercitar o raciocínio lógico e desenvolver a atenção cognitiva. No desenvolver da atividade foram pautadas algumas dificuldades tanto no manuseio do compasso quanto na compreensão e visualização abstrata dos conceitos, sendo esses distribuídos em porcentual através da observação. Os resultados indicaram que o tangram se constituiu em uma atividade lúdica oportunizando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de conteúdos programáticos de geometria no ensino de matemática. Destacamos a importância de aplicar diversas possibilidades de trabalho lúdico em sala de aula, pois é fundamental para que professor e aluno construam a sua prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.