Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LEITURA E A ESCRITA NA PERSPECTIVA DO PNAIC

Palavra-chaves: CICLO, ALFABETIZAÇÃO, GÊNERO TEXTUAL Pôster (PO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo do artigo: O presente artigo traz discussões sobre a leitura e a escrita na perspectiva do Programa Nacional de Alfabetização na Idade certa (PNAIC, que é uma política pública que dá sequência à formação dos docentes com o objetivo de formar educadores capazes de decifrar os problemas apresentados pelas crianças no processo de alfabetização e obter propostas para elucidar tais problemas). Tendo como objetivo analisar as propostas do programa acerca do desenvolvimento dessas duas competências em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, e havendo como foco o uso dos gêneros textuais como suporte de apoio aos professores em suas práticas diárias. Para tanto, utilizamos uma pesquisa qualitativa através da observação, análise de atividades realizadas pelos alunos, anotações e entrevistas com professores, visando colher dados referentes a questões como: dificuldades com o aprendizado, as contribuições do uso dos gêneros textuais para a aprendizagem, a importância da participação das formações continuadas; as dificuldades encontradas nas escolas e as estratégias didáticas adquiridas ao participar das formações. Desse modo observamos que as atividades propostas pelo PNAIC figuram como facilitadoras no processo de aprendizagem, porém é necessário que sejam executadas com eficácia o que nos permite concluir que as propostas apresentadas pelo programa contribuem para a alfabetização e desenvolvimento da leitura e da escrita, tornando-se uma ferramenta importante, mas, é preciso que haja empenho e participação efetiva dos professores que atuam nesta fase do ensino, pois se pretende não apenas que as crianças saibam ler e escrever, ou conhecer os números e fazer contas, e sim que elas compreendam o que estão lendo e escrevendo e através dessa compreensão possam se tornar cidadãos “pensantes”, capazes de assimilar informações e refletir sobre o mundo em todas as esferas da sociedade.

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