Este artigo intitulado como “Tecendo relações entre a Etnomatemática e a Modelagem Matemática: uma Análise a partir do Discurso” tem por objetivo analisar quais as relações existentes entre a Modelagem Matemática e a Etnomatemática. Como aporte teórico, vislumbra-se os Jogos de Linguagem de Wittgenstein (1999) e a perspectiva do Discurso de Foucault (2002), enquanto que na Etnomatemática tem-se a perspectiva de D’Ambrósio (2008), para isso o material para análise da pesquisa tem fonte em dois artigos do XII Encontro Nacional de Educação Matemática que abordam essas relações, embora existisse diversos trabalhos referentes a Modelagem Matemática e a Etnomatemática, estes não relacionavam estas teorias. Para a análise, utilizou-se a perspectiva do discurso, examinando-se através dos enunciados discursivos, dos autores do material de pesquisa, as relações provenientes entre essas abordagens dentro da Educação Matemática e que correspondem aos olhares que ambas tem aos aspectos da realidade - o social, o cultural e a dimensão política de cada sociedade, visando à Matemática existente nestas e também da atribuição destas na prática docente enquanto forma metodológica, principalmente relacionada à modelagem matemática que serve de suporte para a Etnomatemática, como ponte entre a matemática acadêmica e a social. Dessa forma, vislumbrou-se que existem vários olhares tanto em relação a Etnomatemática como a Modelagem Matemática, assim, ora eles se relacionam, ora se diferenciam, isso depende muito das perspectivas de determinados autores em relação a estas, pois cada um conceitua e coloca-as de modos diferentes. Diante das relações estipuladas neste estudo, observa-se que ambas olham para os aspectos da realidade – o social, o cultural e a dimensão política de cada sociedade, visando a matemática existente entre elas.