É corriqueiro pensar que para o bom exercício da docência basta ter domínio do conteúdo e transmiti-lo de maneira eficaz para o aluno, entendendo-se por eficaz a transmissão do conteúdo na íntegra. Esse trabalho surge com o objetivo de investigar se os alunos de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba têm o subsídio metodológico necessário nas disciplinas específicas na área de botânica, para que os mesmos possam ensinar o conteúdo no ensino básico. Através da técnica análise de conteúdos, conclui-se que 94% dos respondentes afirmou concordar que as disciplinas específicas deveriam assumir um enfoque característico da modalidade licenciatura, sugerindo que a carga horária das disciplinas pedagógicas fosse diminuída, evitando o enfado teórico proveniente da repetição dos conteúdos educacionais. Valores correspondentes dos alunos afirmaram pesquisar e não pesquisar sobre como ensinar botânica. Os discentes que responderam assertivamente justificaram pela desvalorização da botânica no ensino básico, sendo necessário, portanto, a busca de novas metodologias que aproximem o aluno ao objeto a ser ensinado, nesse caso as plantas, evitando o ensino descontextualizado e estritamente descritivo habitual. Os discentes que responderam negativamente relacionaram, em sua maioria, ao fato de ainda não ter precisado lecionar esse conteúdo na escola. Referente à aptidão para lecionar sobre botânica no ensino básico, a maioria respondeu afirmativamente, indicando que pesquisam sobre, tem experiência na área ou não tem dificuldade. As respostas contrárias justificaram que a abordagem assumida pela disciplina não oferece o subsídio necessário para que se desenvolva o conteúdo no ensino básico de forma satisfatória.