Resumo
Notamos a necessidade de um olhar mais cuidadoso em relação às práticas pedagógicas que estão sendo utilizadas para se trabalhar os conteúdos na educação básica, em especial no ensino de Biologia, uma vez que práticas tradicionais ainda prevalecem na maioria das escolas, levando ao desinteresse dos alunos pelas aulas e pela disciplina. Evidenciamos assim, a necessidade de uma atuação pedagógica reflexiva e crítica com vistas à melhoria na qualidade do ensino de Biologia. Diante desta perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo compreender a percepção dos alunos do ensino médio em relação ao ensino de Biologia na cidade de Nazarezinho - PB. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado composto por questões objetivas e subjetivas. Participaram da pesquisa 25 estudantes da segunda série do ensino médio, da Escola Francisco Augusto Campos, situada no Município de Nazarezinho-PB. Para a análise dos dados foi realizada a categorização das respostas dos alunos, e uma análise quali-quantitativa buscando avaliar a dinâmica de relação dos estudantes do ensino médio quanto ao ensino de Biologia na escola supramencionada. Foi utilizada a análise percentual dos dados obtidos através dos questionários para descrever as dificuldades apresentadas pelos alunos, seu desempenho e suas sugestões quanto ao ensino de Biologia na escola. Os resultados encontrados indicam que os educandos apresentam uma concepção tradicional da Biologia, gostam da disciplina, no entanto, para que haja uma interação maior por parte dos discentes na respectiva área, é necessário um aprimoramento das aulas, com vistas a se tornarem mais significativas e prazerosas. A partir desta investigação observamos a necessidade de um ensino contextualizado, voltado para a formação de cidadãos críticos e reflexivos capazes de atuarem de forma consciente no meio o qual estão inseridos.
Palavras-chave: Percepção. Ensino. Biologia.