O presente trabalho foi desenvolvido e baseado nas experiências do estágio supervisionado na educação básica e vivenciado na disciplina de Ciências em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental II no Colégio José Eudenicio Correia Lins em Barra de Santa Rosa – PB, em agosto de 2017. O objetivo fundamental do ensino de ciências passou a ser o de dar condições para o aluno identificar problemas a partir de observações sobre um fato, levantar hipóteses, testá-las, refutá-las e abandoná-las quando for necessário. O principal método de ensino foi aulas experimentais sobre os filos: anelídeos, moluscos e insetos. E teve a finalidade de levar o estudante a identificar as características correspondentes a cada filo, despertar a curiosidade e o protagonismo em sala, reconhecer a importância dos animais para o ecossistema e observar as principais características morfológicas externas e internas de cada animal estudado. Nos resultados alcançados percebemos a importância do conhecimento prático em ciências para o desenvolvimento do discente e do seu aprendizado. Como também, a motivação dos educandos em participar das aulas e sair de toda comodidade do livro didático, dos exercícios cansativos e lousa. Conclui-se, a partir desse estudo, que a prática metodológica e atuação do estagiário podem fornecer informações e conhecimentos imprescindíveis ao aluno do ensino fundamental. Com o ensino de ciências assim como os demais ensinos, influi a despertar a curiosidade do estudante, dando exemplos, desenvolvendo atividades lúdicas e interativas, levantando questionamentos, trabalhando com instrumentos que o façam pensar e buscar por conhecimento.