A formação do professor é uma exigência das instituições de ensino e também da sociedade, pois a qualidade da educação depende em primeiro lugar da formação do professor. E, para exercer a docência com maior segurança e eficiência, o professor terá que ser um pesquisador e estar sempre atualizado acerca das informações e novidades do mundo contemporâneo. Sabendo que em sua prática pedagógica, o docente deve sempre relacionar a teoria com a prática, ou seja, articular teoria com as experiências e vivência do educando, e assim mostrar para o aluno que ele é capaz de transformar sua realidade através dos saberes adquiridos ao longo de sua vida estudantil, torna- se relevante entender o papel da didática nesse contexto. Diante desta questão, procurou- se analisar a seguinte indagação: de que maneira a didática contribui para a formação do professor (a) universitário? O presente trabalho tem como objetivo compreender e refletir sobre a importância da formação do professor (a) universitário, pois esta é uma temática complexa, que envolve os aspectos educacionais, políticos, econômicos, sociais e culturais. Nesta perspectiva é que procurou- se analisar a importância da didática para a formação do professor e para a aprendizagem do aluno, especificamente identificar sua contribuição para o exercício da docência no curso superior, e refletir sobre seu papel no processo ensino- aprendizagem nos cursos universitários. Dentro disso, os procedimentos metodológicos utilizados para a realização deste trabalho foram as pesquisas bibliográficas, em livros e artigos. O professor deve ter uma boa didática para tornar as aulas mais atrativas e motivadoras, estimulando o aluno a aprender de forma livre e prazerosa.