O ensino da Matemática há bastante tempo vem sendo questionado, uma vez que ainda hoje se busca uma metodologia que melhore a compreensão dos conceitos desta ciência. Por isso, esse estudo tem como proposta unir duas áreas de conhecimento de forma interativa, que são a Matemática e a literatura, com o propósito de tentar contribuir com o ensino da Matemática. Este trabalho teve como objetivo verificar se a proposta de avaliação com livros literários no ensino da Matemática, facilita a aprendizagem de alguns conceitos. Além de unir duas áreas de conhecimento de forma interativa, com o propósito de tentar contribuir com o ensino tornando-o mais enriquecedor e dinâmico, e quanto à aprendizagem, propiciar momentos de criatividade e de uma nova visão a respeito dessa disciplina que por muito tempo serviu como um objeto de terror para muitos. Para isso, desenvolveu-se uma qualitativa, visando o conceito da interdisciplinaridade, como um recurso de avaliação para o docente e que também pudesse servir como modelo literário para a aplicação de atividades, sendo esta última dividida em três etapas como será descrito na metodologia, o que culminaria em uma feira literária de Matemática, desenvolvida pelos discentes com o acompanhamento do pesquisador. O presente estudo teve uma duração de três meses, e foi realizado em uma escola da rede pública, com duas turmas do ensino fundamental, sendo uma do 8º ano e a outra do 9º ano, totalizando cinquenta e oito alunos. Por fim, esta pesquisa alcançou as suas metas e de acordo com as respostas apresentadas pelos alunos, nos resumos que foram solicitadas, se mostrou satisfatório para os mesmos, além de estimular o hábito da leitura.