Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS LIVROS LITERÁRIOS COMO RECURSO AVALIATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM TURMAS DO 8O E DO 9O ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: MATEMÁTICA E LITERATURA, INTERDISCIPLINARIDADE., ENSINO E APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38108
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4748
    "inscrito_id" => 7384
    "titulo" => "OS LIVROS LITERÁRIOS COMO RECURSO AVALIATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM TURMAS DO 8O E DO 9O ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O ensino da Matemática há bastante tempo vem sendo questionado, uma vez que ainda hoje se busca uma metodologia que melhore a compreensão dos conceitos desta ciência. Por isso, esse estudo tem como proposta unir duas áreas de conhecimento de forma interativa, que são a Matemática e a literatura, com o propósito de tentar contribuir com o ensino da Matemática. Este trabalho teve como objetivo verificar se a proposta de avaliação com livros literários no ensino da Matemática, facilita a aprendizagem de alguns conceitos. Além de unir duas áreas de conhecimento de forma interativa, com o propósito de tentar contribuir com o ensino tornando-o mais enriquecedor e dinâmico, e quanto à aprendizagem, propiciar momentos de criatividade e de uma nova visão a respeito dessa disciplina que por muito tempo serviu como um objeto de terror para muitos. Para isso, desenvolveu-se uma qualitativa, visando o conceito da interdisciplinaridade, como um recurso de avaliação para o docente e que também pudesse servir como modelo literário para a aplicação de atividades, sendo esta última dividida em três etapas como será descrito na metodologia, o que culminaria em uma feira literária de Matemática, desenvolvida pelos discentes com o acompanhamento do  pesquisador. O presente estudo teve uma duração de três meses, e foi realizado em uma escola da rede pública, com duas turmas do ensino fundamental, sendo  uma do 8º ano e a outra do 9º ano, totalizando cinquenta e oito alunos. Por fim, esta pesquisa alcançou as suas metas e de acordo com as respostas apresentadas pelos alunos, nos resumos que foram solicitadas, se mostrou satisfatório para os mesmos, além de estimular o hábito da leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA E LITERATURA, INTERDISCIPLINARIDADE., ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7384_16102017234538.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCÍLIA BATISTA DANTAS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCÍLIA DANTAS"
    "autor_email" => "lucilia.batista@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38108
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4748
    "inscrito_id" => 7384
    "titulo" => "OS LIVROS LITERÁRIOS COMO RECURSO AVALIATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM TURMAS DO 8O E DO 9O ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O ensino da Matemática há bastante tempo vem sendo questionado, uma vez que ainda hoje se busca uma metodologia que melhore a compreensão dos conceitos desta ciência. Por isso, esse estudo tem como proposta unir duas áreas de conhecimento de forma interativa, que são a Matemática e a literatura, com o propósito de tentar contribuir com o ensino da Matemática. Este trabalho teve como objetivo verificar se a proposta de avaliação com livros literários no ensino da Matemática, facilita a aprendizagem de alguns conceitos. Além de unir duas áreas de conhecimento de forma interativa, com o propósito de tentar contribuir com o ensino tornando-o mais enriquecedor e dinâmico, e quanto à aprendizagem, propiciar momentos de criatividade e de uma nova visão a respeito dessa disciplina que por muito tempo serviu como um objeto de terror para muitos. Para isso, desenvolveu-se uma qualitativa, visando o conceito da interdisciplinaridade, como um recurso de avaliação para o docente e que também pudesse servir como modelo literário para a aplicação de atividades, sendo esta última dividida em três etapas como será descrito na metodologia, o que culminaria em uma feira literária de Matemática, desenvolvida pelos discentes com o acompanhamento do  pesquisador. O presente estudo teve uma duração de três meses, e foi realizado em uma escola da rede pública, com duas turmas do ensino fundamental, sendo  uma do 8º ano e a outra do 9º ano, totalizando cinquenta e oito alunos. Por fim, esta pesquisa alcançou as suas metas e de acordo com as respostas apresentadas pelos alunos, nos resumos que foram solicitadas, se mostrou satisfatório para os mesmos, além de estimular o hábito da leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA E LITERATURA, INTERDISCIPLINARIDADE., ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7384_16102017234538.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCÍLIA BATISTA DANTAS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCÍLIA DANTAS"
    "autor_email" => "lucilia.batista@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O ensino da Matemática há bastante tempo vem sendo questionado, uma vez que ainda hoje se busca uma metodologia que melhore a compreensão dos conceitos desta ciência. Por isso, esse estudo tem como proposta unir duas áreas de conhecimento de forma interativa, que são a Matemática e a literatura, com o propósito de tentar contribuir com o ensino da Matemática. Este trabalho teve como objetivo verificar se a proposta de avaliação com livros literários no ensino da Matemática, facilita a aprendizagem de alguns conceitos. Além de unir duas áreas de conhecimento de forma interativa, com o propósito de tentar contribuir com o ensino tornando-o mais enriquecedor e dinâmico, e quanto à aprendizagem, propiciar momentos de criatividade e de uma nova visão a respeito dessa disciplina que por muito tempo serviu como um objeto de terror para muitos. Para isso, desenvolveu-se uma qualitativa, visando o conceito da interdisciplinaridade, como um recurso de avaliação para o docente e que também pudesse servir como modelo literário para a aplicação de atividades, sendo esta última dividida em três etapas como será descrito na metodologia, o que culminaria em uma feira literária de Matemática, desenvolvida pelos discentes com o acompanhamento do pesquisador. O presente estudo teve uma duração de três meses, e foi realizado em uma escola da rede pública, com duas turmas do ensino fundamental, sendo uma do 8º ano e a outra do 9º ano, totalizando cinquenta e oito alunos. Por fim, esta pesquisa alcançou as suas metas e de acordo com as respostas apresentadas pelos alunos, nos resumos que foram solicitadas, se mostrou satisfatório para os mesmos, além de estimular o hábito da leitura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.