Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SOFTWARES EDUCATIVOS AUXILIANDO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM (SOFTWARE HAGÁQUÊ): UMA CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Palavra-chaves: SOFTWARES EDUCATIVOS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, SOFTWARE HAGÁQUÊ, ESTÁGIO DOCÊNCIA, ESTÁGIO DOCÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38632
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4762
    "inscrito_id" => 1350
    "titulo" => "SOFTWARES EDUCATIVOS AUXILIANDO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM (SOFTWARE HAGÁQUÊ): UMA CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "Cada vez mais se torna praticamente “impossível” manter as novas tecnologias distantes do ambiente escolar, já que estas poderão oferecer para toda escola um espaço muito mais enriquecedor com variados instrumentos de informação, possibilitando aos alunos uma aprendizagem significativa, uma vez que estamos inseridos na sociedade da informação e comunicação. Para tanto, o educador precisa se preparar e questionar sobre sua própria práxis e sobre o seu papel perante esta nova sociedade. Nesse sentido considerando ser não apenas o professor o protagonista no processo de ensino-aprendizagem, mais também o aluno e tendo em vista a possibilidade de todos comporem um espaço de interação com a realidade social em que as tecnologias estão cada vez mais presente, sendo necessário a escola estar atenta a tais avanços e inseri-las em seu contexto educacional, foi pensado uma proposta de trabalho aplicada no estágio docência do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores, na UEPB, com o tema “Softwares educativos auxiliando no processo de ensino/aprendizagem (Software Hagáquê)”, no curso de extensão “Práticas Educativas, Saberes, Linguagens e Tecnologias”, com graduandos e graduados de diferentes áreas do conhecimento, tendo como objetivo geral discutir a importância da tecnologia, e sobretudo dos softwares educativos no processo de ensino/aprendizagem, quando inserida na prática pedagógica dos professores. Além de enfatizar as Histórias em Quadrinhos, através do software HagáQuê com objetivos Específicos respaldados em mostrar a importância do uso das novas tecnologias em educação, refletir sobre a formação dos professores para o uso das novas tecnologias em sala de aula, conhecer os tipos de softwares educativos e suas diferenças, refletir sobre as Histórias em Quadrinhos, enquanto recurso de incentivo à leitura e produção textual, mostrar a importância do uso dos softwares educativos a partir de uma sequência didática, com significado, e apresentar o software HagáQuê como excelente recurso tecnológico de incentivo à leitura e produção textual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "SOFTWARES EDUCATIVOS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, SOFTWARE HAGÁQUÊ, ESTÁGIO DOCÊNCIA, ESTÁGIO DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID1350_16102017234950.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARÍLIA GERLANE GUIMARÃES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARÍLIA GERLANE"
    "autor_email" => "mariliagerlany@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38632
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4762
    "inscrito_id" => 1350
    "titulo" => "SOFTWARES EDUCATIVOS AUXILIANDO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM (SOFTWARE HAGÁQUÊ): UMA CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "Cada vez mais se torna praticamente “impossível” manter as novas tecnologias distantes do ambiente escolar, já que estas poderão oferecer para toda escola um espaço muito mais enriquecedor com variados instrumentos de informação, possibilitando aos alunos uma aprendizagem significativa, uma vez que estamos inseridos na sociedade da informação e comunicação. Para tanto, o educador precisa se preparar e questionar sobre sua própria práxis e sobre o seu papel perante esta nova sociedade. Nesse sentido considerando ser não apenas o professor o protagonista no processo de ensino-aprendizagem, mais também o aluno e tendo em vista a possibilidade de todos comporem um espaço de interação com a realidade social em que as tecnologias estão cada vez mais presente, sendo necessário a escola estar atenta a tais avanços e inseri-las em seu contexto educacional, foi pensado uma proposta de trabalho aplicada no estágio docência do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores, na UEPB, com o tema “Softwares educativos auxiliando no processo de ensino/aprendizagem (Software Hagáquê)”, no curso de extensão “Práticas Educativas, Saberes, Linguagens e Tecnologias”, com graduandos e graduados de diferentes áreas do conhecimento, tendo como objetivo geral discutir a importância da tecnologia, e sobretudo dos softwares educativos no processo de ensino/aprendizagem, quando inserida na prática pedagógica dos professores. Além de enfatizar as Histórias em Quadrinhos, através do software HagáQuê com objetivos Específicos respaldados em mostrar a importância do uso das novas tecnologias em educação, refletir sobre a formação dos professores para o uso das novas tecnologias em sala de aula, conhecer os tipos de softwares educativos e suas diferenças, refletir sobre as Histórias em Quadrinhos, enquanto recurso de incentivo à leitura e produção textual, mostrar a importância do uso dos softwares educativos a partir de uma sequência didática, com significado, e apresentar o software HagáQuê como excelente recurso tecnológico de incentivo à leitura e produção textual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "SOFTWARES EDUCATIVOS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, SOFTWARE HAGÁQUÊ, ESTÁGIO DOCÊNCIA, ESTÁGIO DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID1350_16102017234950.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARÍLIA GERLANE GUIMARÃES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARÍLIA GERLANE"
    "autor_email" => "mariliagerlany@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Cada vez mais se torna praticamente “impossível” manter as novas tecnologias distantes do ambiente escolar, já que estas poderão oferecer para toda escola um espaço muito mais enriquecedor com variados instrumentos de informação, possibilitando aos alunos uma aprendizagem significativa, uma vez que estamos inseridos na sociedade da informação e comunicação. Para tanto, o educador precisa se preparar e questionar sobre sua própria práxis e sobre o seu papel perante esta nova sociedade. Nesse sentido considerando ser não apenas o professor o protagonista no processo de ensino-aprendizagem, mais também o aluno e tendo em vista a possibilidade de todos comporem um espaço de interação com a realidade social em que as tecnologias estão cada vez mais presente, sendo necessário a escola estar atenta a tais avanços e inseri-las em seu contexto educacional, foi pensado uma proposta de trabalho aplicada no estágio docência do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores, na UEPB, com o tema “Softwares educativos auxiliando no processo de ensino/aprendizagem (Software Hagáquê)”, no curso de extensão “Práticas Educativas, Saberes, Linguagens e Tecnologias”, com graduandos e graduados de diferentes áreas do conhecimento, tendo como objetivo geral discutir a importância da tecnologia, e sobretudo dos softwares educativos no processo de ensino/aprendizagem, quando inserida na prática pedagógica dos professores. Além de enfatizar as Histórias em Quadrinhos, através do software HagáQuê com objetivos Específicos respaldados em mostrar a importância do uso das novas tecnologias em educação, refletir sobre a formação dos professores para o uso das novas tecnologias em sala de aula, conhecer os tipos de softwares educativos e suas diferenças, refletir sobre as Histórias em Quadrinhos, enquanto recurso de incentivo à leitura e produção textual, mostrar a importância do uso dos softwares educativos a partir de uma sequência didática, com significado, e apresentar o software HagáQuê como excelente recurso tecnológico de incentivo à leitura e produção textual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.