Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HERBÁRIO DO MARANHÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE BOTÂNICA

Palavra-chaves: HERBÁRIO, ENSINO, BOTÂNICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37115
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3067
    "inscrito_id" => 4289
    "titulo" => "HERBÁRIO DO MARANHÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE BOTÂNICA"
    "resumo" => "Os herbários são coleções botânicas que identificam e armazenam a diversidade da flora de determinada região, apresentando atividades variadas que podem estar voltadas para a divulgação e comunicação científica, extensão e educação. O ensino de Botânica, é marcado por diversas dificuldades, como os extensos conteúdos e nomes complicados e os herbários podem ser usados como espaço de ensino que despertam o interesse dos estudantes além de realizar a interação dos estudantes com o mundo cientifico. Estudando como alunos de licenciatura em biologia que vivenciam os trabalhos dentro do herbário foi possível notar a disseminação dos ensinamentos adquiridos nesse espaço. Tendo isso em vista o seguinte trabalho teve como objetivo demonstrar o Herbário MAR como local de ensino e relatar como o herbário contribui para valorização do ensino de botânica. Para coleta de dados foram feitas entrevistas semiestruturadas com dez estagiários do Laboratório de Estudos Botânicos que já tiveram contato com o herbário. Identificou-se distintas percepções sobre o ensino, no qual os sujeitos se colocaram enquanto professores em formação ou voltaram o ensino para si e se perceberam enquanto alunos. Além disso foi visto como a vivência com o herbário transformou as suas visões sobre a botânica, sendo ele um ótimo espaço para ensinar aos alunos a importância das plantas para a vida e como elas estão presentes no nosso cotidiano, sendo fundamental na formação desses professores e na visualização da botânica no ensino, pois tem sua relevância na construção de profissionais que reconhecem a pluralidade de sua área e valorizam o seu exercício. Foi observado também como o herbário é um espaço que permite a associação entre diversas áreas da pesquisa, do ensino, da extensão e até mesmo da divulgação cientifica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "HERBÁRIO, ENSINO, BOTÂNICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4289_04102017120110.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA DOS SANTOS PIRES "
    "autor_nome_curto" => "CAMILA PIRES "
    "autor_email" => "k_mila.pires12@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37115
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3067
    "inscrito_id" => 4289
    "titulo" => "HERBÁRIO DO MARANHÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE BOTÂNICA"
    "resumo" => "Os herbários são coleções botânicas que identificam e armazenam a diversidade da flora de determinada região, apresentando atividades variadas que podem estar voltadas para a divulgação e comunicação científica, extensão e educação. O ensino de Botânica, é marcado por diversas dificuldades, como os extensos conteúdos e nomes complicados e os herbários podem ser usados como espaço de ensino que despertam o interesse dos estudantes além de realizar a interação dos estudantes com o mundo cientifico. Estudando como alunos de licenciatura em biologia que vivenciam os trabalhos dentro do herbário foi possível notar a disseminação dos ensinamentos adquiridos nesse espaço. Tendo isso em vista o seguinte trabalho teve como objetivo demonstrar o Herbário MAR como local de ensino e relatar como o herbário contribui para valorização do ensino de botânica. Para coleta de dados foram feitas entrevistas semiestruturadas com dez estagiários do Laboratório de Estudos Botânicos que já tiveram contato com o herbário. Identificou-se distintas percepções sobre o ensino, no qual os sujeitos se colocaram enquanto professores em formação ou voltaram o ensino para si e se perceberam enquanto alunos. Além disso foi visto como a vivência com o herbário transformou as suas visões sobre a botânica, sendo ele um ótimo espaço para ensinar aos alunos a importância das plantas para a vida e como elas estão presentes no nosso cotidiano, sendo fundamental na formação desses professores e na visualização da botânica no ensino, pois tem sua relevância na construção de profissionais que reconhecem a pluralidade de sua área e valorizam o seu exercício. Foi observado também como o herbário é um espaço que permite a associação entre diversas áreas da pesquisa, do ensino, da extensão e até mesmo da divulgação cientifica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "HERBÁRIO, ENSINO, BOTÂNICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4289_04102017120110.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA DOS SANTOS PIRES "
    "autor_nome_curto" => "CAMILA PIRES "
    "autor_email" => "k_mila.pires12@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Os herbários são coleções botânicas que identificam e armazenam a diversidade da flora de determinada região, apresentando atividades variadas que podem estar voltadas para a divulgação e comunicação científica, extensão e educação. O ensino de Botânica, é marcado por diversas dificuldades, como os extensos conteúdos e nomes complicados e os herbários podem ser usados como espaço de ensino que despertam o interesse dos estudantes além de realizar a interação dos estudantes com o mundo cientifico. Estudando como alunos de licenciatura em biologia que vivenciam os trabalhos dentro do herbário foi possível notar a disseminação dos ensinamentos adquiridos nesse espaço. Tendo isso em vista o seguinte trabalho teve como objetivo demonstrar o Herbário MAR como local de ensino e relatar como o herbário contribui para valorização do ensino de botânica. Para coleta de dados foram feitas entrevistas semiestruturadas com dez estagiários do Laboratório de Estudos Botânicos que já tiveram contato com o herbário. Identificou-se distintas percepções sobre o ensino, no qual os sujeitos se colocaram enquanto professores em formação ou voltaram o ensino para si e se perceberam enquanto alunos. Além disso foi visto como a vivência com o herbário transformou as suas visões sobre a botânica, sendo ele um ótimo espaço para ensinar aos alunos a importância das plantas para a vida e como elas estão presentes no nosso cotidiano, sendo fundamental na formação desses professores e na visualização da botânica no ensino, pois tem sua relevância na construção de profissionais que reconhecem a pluralidade de sua área e valorizam o seu exercício. Foi observado também como o herbário é um espaço que permite a associação entre diversas áreas da pesquisa, do ensino, da extensão e até mesmo da divulgação cientifica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Eduardo Bezerra Almeida Jr.

    Gostaria que voces corrigissem meu nome ou retirassem esse trabalho da internet.

    04/10/2021 19:26:16

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.