Os herbários são coleções botânicas que identificam e armazenam a diversidade da flora de determinada região, apresentando atividades variadas que podem estar voltadas para a divulgação e comunicação científica, extensão e educação. O ensino de Botânica, é marcado por diversas dificuldades, como os extensos conteúdos e nomes complicados e os herbários podem ser usados como espaço de ensino que despertam o interesse dos estudantes além de realizar a interação dos estudantes com o mundo cientifico. Estudando como alunos de licenciatura em biologia que vivenciam os trabalhos dentro do herbário foi possível notar a disseminação dos ensinamentos adquiridos nesse espaço. Tendo isso em vista o seguinte trabalho teve como objetivo demonstrar o Herbário MAR como local de ensino e relatar como o herbário contribui para valorização do ensino de botânica. Para coleta de dados foram feitas entrevistas semiestruturadas com dez estagiários do Laboratório de Estudos Botânicos que já tiveram contato com o herbário. Identificou-se distintas percepções sobre o ensino, no qual os sujeitos se colocaram enquanto professores em formação ou voltaram o ensino para si e se perceberam enquanto alunos. Além disso foi visto como a vivência com o herbário transformou as suas visões sobre a botânica, sendo ele um ótimo espaço para ensinar aos alunos a importância das plantas para a vida e como elas estão presentes no nosso cotidiano, sendo fundamental na formação desses professores e na visualização da botânica no ensino, pois tem sua relevância na construção de profissionais que reconhecem a pluralidade de sua área e valorizam o seu exercício. Foi observado também como o herbário é um espaço que permite a associação entre diversas áreas da pesquisa, do ensino, da extensão e até mesmo da divulgação cientifica.