Professores em sala de aula ao ministrarem determinados assuntos conseguem perceber certo desinteresse dos alunos, principalmente quando são crianças, em que estes acham os conteúdos abordados não atrativos. Cabe então ao educador fazer uso de meios que possibilitem que o conteúdo em questão posso ser trabalhado de forma que atraia a atenção dos alunos e o interesse deles em querer continuar com as explicações que estão sendo realizadas. Uma metodologia bastante interessante de ser empregado nessa situação é a utilização de jogos lúdicos que não só divertem e atraem os alunos como também possibilitam que o conteúdo ministrado possa ser discutido. Os jogos lúdicos podem ser empregados fazendo-se uso de cartas, brinquedos, tabuleiros, computadores entre outros, basta apenas que aja uma relação de igualdade entre a função lúdica de ensinar e a diversão que o jogo possa propiciar. Diante deste exposto o referente trabalho propõe a apresentação de um jogo lúdico na forma de tabuleiro gigante, em que se é abordado o ensino e conscientização sobre o uso sustentável da água. O jogo lúdico em questão faz uso de cartas com informações referentes ao uso da agua no cotidiano das pessoas e utiliza os próprios participantes como “peças” no jogo para demarcar as casas presentes no tabuleiro. A proposta foi desenvolvida, confeccionada e realizada no espaço da Sala de Ciências do SESC/PB situado no município de João Pessoa, e contou com a participação de crianças de 5 a 7 anos, em que foi possível discutir sobre a temática em questão bem como fazer com que as crianças se divertissem durante as explicações.