As Tecnologias da Informação e Comunicação têm sido de grande importância no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da educação básica, visto que as escolas estão tornando-se informatizadas através do uso de computadores, celulares e televisores. A implantação da TV Digital no Brasil proporcionou a interatividade e a inclusão social, representando a possibilidade de acesso a um mundo virtual de informações e serviços. Apesar da presença das tecnologias e suas várias formas de comunicação no cotidiano dos discentes, nota-se que existem vários déficits referentes ao aprendizado e escrita da língua portuguesa, além da ausência do conhecimento das mais renomadas obras da literatura brasileira seguida de seus respectivos autores. Os baixos índices de conhecimento da língua portuguesa no contexto nacional é uma realidade. Diante destes fatos, o presente trabalho aborda um estudo bibliográfico acerca da aprendizagem dos estudantes da educação básica em relação aos conteúdos fundamentais da Língua Portuguesa, apontando o televisor como um potencializador de acesso ao conhecimento. Dessa forma, surge a necessidade do desenvolvimento de uma aplicação interativa para fins educacionais, que proporcione o apoio ao aprendizado e tenha proximidade com o cotidiano dos estudantes. A aplicação apresentada aqui chama-se Linguagem Digital, na qual trata-se de uma proposta de software interativo para TV Digital, que aborda conteúdos específicos da língua portuguesa, tais como a gramática e literatura brasileira.