Este trabalho tem como proposta a discussão e reflexão das atividades desenvolvidas pelo grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) campus Recife, na área do ensino de ciências. Esta pesquisa teve como objetivo relatar a importância da teoria e prática docente dos pibidianos em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental I da escola municipal Diná de Oliveira - Recife-PE. Buscamos relatar sobre os nossos planejamentos, explicitando uma aula que teve como conteúdo “Tecnologia da água”, que se baseou acerca da teoria das ações mentais do teórico P.Ya. Galperin que está dividida em cinco etapas as quais são: motivação, base orientadora da ação, Etapa de formação da ação no plano material ou materializado, Etapa de formação da ação no plano da linguagem externa, Etapa da ação verbal interna mental. Também fizemos uma reflexão das nossas experiências acerca da teoria e prática docente, compreendendo que quanto mais o docente se apropria do conhecimento mais ele se beneficia das contribuições teóricas referentes às compreensões de aprendizagem, assim escolhendo as melhores formas de trabalhar, vencendo as dificuldades e se apropriando com maior coerência das novas possibilidades de uma atuação com qualidade, propiciando ao docente reflexão e crítica sobre sua prática pedagógica. Os resultados da nossa pesquisa apontaram que as etapas descritas por Galperin contribuem para o trabalho docente, visto que observamos nas etapas da Base Orientadora da Ação (BOA) utilizadas para nortear os alunos em todo o processo das atividades, mostrou-se muito adequada e contribuiu nas atividades concretas e materializadas, assim, fazendo com que os estudantes tivessem mais facilidade em executar o que foi proposto.