Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SITUAÇÃO DE MEDIDA DE ÁREA DE PARALELOGRAMOS: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS

Palavra-chaves: SITUAÇÃO, MEDIDA, ÁREA DE PARALELOGRAMOS Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar como alunos do 9º ano do ensino fundamental lidam com uma situação de medida de área de diferentes paralelogramos (quadrados, retângulos, losangos e paralelogramos não retângulos e não losangos). A fundamentação teórica apoia-se na Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1990). Adota-se o modelo de área enquanto grandeza autônoma proposto por Douady e Perrin-Glorian (1989) e as situações que dão sentido ao conceito de área desenvolvidas por Baltar (1996), mais especificamente a situação de medida de áreas. Os procedimentos metodológicos consistem na aplicação de uma questão que comtempla o cálculo de área de diferentes paralelogramos a alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal. Como resultados, nenhum aluno expressou a medida da área em centímetros quadrados, ou seja, confundem unidades de medida de comprimento e de área. Fizeram confusão entre os conceitos de área e perímetro e também soma de dados inexistentes, além de erros de cálculo numérico. Foi identificado indícios de teoremas em ação falsos, como, por exemplo, a área de uma figura geométrica plana é calculada a partir da soma das medidas dos comprimentos dos seus lados. Nenhum aluno expressou fórmulas para calcular a área das figuras, o que contradiz as expectativas e o que apontam os documentos de orientação de curricular para esse ano de escolaridade. De modo geral, observa-se um desempenho pouco satisfatório para esse nível de ensino no que se refere ao cálculo de área de diferentes paralelogramos, com forte presença do quadro numérico. Constatou-se ainda que o repertório de esquemas desses alunos para o cálculo de área de paralelogramos não está efetivamente construído, mesmo já tendo vivenciado diversas situações relativas ao conteúdo em estudo, conforme preconizam os Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco, no qual apontam que o conceito de área deve ser trabalhado a partir do 3º ano do ensino fundamental.

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