Os professores que acabaram de ingressar no mercado de trabalho trazem consigo uma insegurança intimamente relacionada à sua ação profissional e essa falta de confiança na maioria das vezes está relacionada com a própria formação, fazendo com que esses docentes em inicio de carreira, tenham uma percepção de que aquilo que aprenderam durante a graduação não foi suficiente para prepará-los para o mercado de trabalho. Esse fato recorrente não é retratado com frequência em escritos acadêmicos. Desse modo, o presente trabalho procurou evidenciar as experiências e anseios enfrentados pelos docentes recém formados. Os profissionais foram indagados por meio de uma conversa informal em relação a questões que permeiam a prática profissional, e as respostas foram analisadas e discutidas no decorrer do texto respaldado por textos de diferentes autores encontrados na literatura. Através desta pesquisa foi possível perceber que estes docentes apontam aspectos semelhantes como desafios a serem enfrentados enquanto professores, e apontam a formação continuada como possível solução para superar esses obstáculos. Os assuntos citados pelos entrevistados são de modo geral comumente encontrados na literatura, entretanto falta nesses trabalhos o esforço de trazer à tona a fala dos professores, uma vez que esses pontos são retratados de forma isolada sem fazer referência ao cotidiano e a história profissional dos envolvidos. Por fim, foi possível perceber a partir das análises realizadas que é comum entre os entrevistados a falta de confiança em relação a capacidade enquanto profissional, mesmo estes tendo participado de medidas que buscam proporcionar maior aporte técnico a pratica docente.