BATISTA, Lavinia Souza et al.. Atividades matemáticas à luz da teoria da gestalt. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/36006>. Acesso em: 02/11/2024 10:31
A metodologia utilizada pelo professor influencia consideravelmente na aprendizagem do aluno, pois a escolha de qualquer opção metodológica é um fator fundamental na assimilação dos conteúdos de Matemática. Sabendo que há assuntos que podem ser transmitidos de formas diferentes, na qual atraia o interesse do aluno para o que está sendo passado em sala de aula, logo, podemos utilizar a Teoria da Gestalt para subsidiar teoricamente a aprendizagem de conceitos de Matemática. A Teoria da Gestalt como apoio ao ensino em sala de aula é importante, pelo fato de estimular a percepção dos alunos contribuindo para uma aprendizagem solida que constitui por descobertas de acordo com o interesse do educando, o qual tem papel ativo nos processos de ensino e aprendizagem. Assim, objetiva-se, nessa pesquisa, mostrar resultados de uma pesquisa de campo, na qual se aplicou quatro testes baseados em alguns princípios da Teoria da Gestalt, tais como: Princípio do Fechamento, Figura/fundo, Princípio da Segregação e o Princípio da Unificação, em duas escolas públicas estaduais e uma escola municipal, totalizando entre essas escolas oitenta e seis alunos, do Ensino Fundamental no município de Santa Luzia- PB. Analisa as concepções dos alunos em relação os conceitos matemáticos baseado nos princípios da Gestalt. Corrobora a importância de se apoiar na Teoria da Gestalt para alcançar o aprendizado dos discentes. A percepção e a concepção de cada aluno diferenciam o modo de compreender as coisas que os cercam, consequentemente influencia na maneira de aprender. Por isso, é importante que os professores estimulem e explorem os conhecimentos prévios dos alunos e usem para produzir conhecimento entre eles.