O presente artigo busca analisar a prática docente acerca do ensino dos gêneros textuais associados à valorização dos saberes do campo na promoção de conhecimento. Os sujeitos da pesquisa são os (as) estudantes de uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) e a professora da turma em uma Escola do Campo no município de Caruaru - PE vivenciadas no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco – Campus Acadêmico do Agreste (UFPE - CAA). Objetivando identificar como se relacionam a produção de conhecimento com os saberes do campo a partir dos estudos dos gêneros textuais e associar a prática vivenciada no PIBID com as teorias revisadas a respeito da utilização dos gêneros textuais na valorização dos saberes do campo. Para tal, utilizamos em nosso diálogo Arroyo, Caldat e Molina (2004) tratando da temática de Educação do Campo e as relações que permeiam a valorização das identidades e do ensino campesino, e Santos, Mendonça e Cavalcante (2007), Marcuschi (2002), Dias (2012), Remes e Ferrari (2011) que trataram sobre os gêneros textuais e suas respectivas funções na promoção e valorização dos conhecimentos. A metodologia utilizada é uma abordagem qualitativa com coleta de dados dos registros em diário de campo e análise de conteúdo a partir das atividades vivenciadas. Os resultados obtidos partiram da perspectiva de uma educação do campo que busque e valorize o conhecimento campesino, o (a) docente observado (a) apresenta em seu planejamento atividades com o intuito de valorizar os saberes campesinos que os estudantes já possuem e promoção dos mesmos, nossas intervenções em campo também partiram desse mesmo princípio.