Ao se tratar de problemas relacionados à aprendizagem da matemática um dos principais fatores é a leitura e interpretação de textos. Outro fator é a apresentação dissociada e desconectada dos conteúdos. Quando se traça uma relação entre elementos essenciais da língua portuguesa com conhecimentos matemáticos pode-se estabelecer uma ferramenta fundamental para aquisição de conhecimentos e desenvolvimento da aprendizagem.
A pesquisa objetiva a interdisciplinaridade da Língua Portuguesa com a Matemática. As atividades foram desenvolvidas numa turma do 9º do Ensino Fundamental.pode verificar que, quando o educando leva a matemática escolar para o campo prática, ele se depara com duas realidades distintas, e é nesta dificuldade que se observa que com a oralidade utilizada no dia a dia dos educandos, utilizando este artifício que é a linguagem encontramos um modo de melhorar ou até mesmo solucionar problemas interpretativos e facilitar o ensino da matemática.
Sabendo que o educando precisa se familiarizar com o texto matemático, para que ele possa obter êxito é evidente que a linguagem deve fazer parte do seu conhecimento. A oralidade é fundamental na aprendizagem, pois o individuo a contempla na sua comunidade, família e grupos e embora exista um convívio direto da matemática com o dia a dia do educando, no âmbito escolar este processo não está sendo seguido corretamente.
Consideramos a complexidade da interdisciplinaridade, principalmente ao se tratar de áreas que muitas vezes são vistas por muitos sem associações. Constatamos que o tratamento interdisciplinar busca unidade entre os conceitos que são tratados no ambiente escolar. A interdisciplinaridade busca articulares as mais diversas áreas do conhecimento e com isto caracteriza o trabalho pedagógico orientando a metodologia, concebendo e norteando o planejamento e favorecendo a aprendizagem.