Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE VIVÊNCIA EDUCATIVA: PROJETO FÍSICA CONECTADA

Palavra-chaves: FÍSICA, INTERNET, ENERGIA, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38555
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1681
    "inscrito_id" => 3503
    "titulo" => "RELATO DE VIVÊNCIA EDUCATIVA: PROJETO FÍSICA CONECTADA"
    "resumo" => "O projeto didático Física Conectada foi implementado no ano de 2016, inserido no PIP (Projeto de Intervenção Pedagógica) da Escola Estadual Daura Santiago Rangel, sendo aplicado no turno da noite. Este projeto, Física Conectada, foi contemplado com o prêmio Mestre da Educação/2016. Este prêmio é um incentivo a inovações de práticas educacionais que são implementadas no cotidiano curricular das escolas públicas estaduais da Educação Básica promovido pelo Governo do Estado da Paraíba. Seguindo as orientações do PCN+ para o ensino de Física, escolhemos a temática do estudo relacionado a Energia, os seus tipos, as suas transformações e conservação. O objetivo foi criar um site, na plataforma Wix, para realizar a mediação entre outros tipos de mídias, como canal de Youtube, Webquest e redes sociais, integrando todos esses meios para motivar os alunos ao estudo e pesquisa dos conceitos trabalhados em sala de aula, na perspectiva de melhorar o processo de ensino aprendizagem da Física. Pudemos constar que o uso da Internet tem um grande potencial didático e que pode ser considerada como uma ferramenta que ajuda o aluno a construir o conhecimento e compreender o que faz, constituindo assim um meio inovador e motivador, promovendo um ambiente de aprendizagem. Os resultados revelaram que a abordagem utilizada no processo de ensino e aprendizagem, para a apresentação do conteúdo, possibilitou uma participação mais ativa dos alunos, que demonstraram interesse e curiosidade no uso da Internet para explorar e aprofundar os conceitos estudados em sala de aula. Mas para que isso aconteça é necessário que nós educadores tenhamos condições de procurar maneiras para se capacitar com o objetivo de adquirir e desenvolver novas habilidades e competências para a implementação de metodologias inovadoras com a inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FÍSICA, INTERNET, ENERGIA, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID3503_11092017082211.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUMBERTO DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "HUMBERTO"
    "autor_email" => "humberto.oliveira@profess"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38555
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1681
    "inscrito_id" => 3503
    "titulo" => "RELATO DE VIVÊNCIA EDUCATIVA: PROJETO FÍSICA CONECTADA"
    "resumo" => "O projeto didático Física Conectada foi implementado no ano de 2016, inserido no PIP (Projeto de Intervenção Pedagógica) da Escola Estadual Daura Santiago Rangel, sendo aplicado no turno da noite. Este projeto, Física Conectada, foi contemplado com o prêmio Mestre da Educação/2016. Este prêmio é um incentivo a inovações de práticas educacionais que são implementadas no cotidiano curricular das escolas públicas estaduais da Educação Básica promovido pelo Governo do Estado da Paraíba. Seguindo as orientações do PCN+ para o ensino de Física, escolhemos a temática do estudo relacionado a Energia, os seus tipos, as suas transformações e conservação. O objetivo foi criar um site, na plataforma Wix, para realizar a mediação entre outros tipos de mídias, como canal de Youtube, Webquest e redes sociais, integrando todos esses meios para motivar os alunos ao estudo e pesquisa dos conceitos trabalhados em sala de aula, na perspectiva de melhorar o processo de ensino aprendizagem da Física. Pudemos constar que o uso da Internet tem um grande potencial didático e que pode ser considerada como uma ferramenta que ajuda o aluno a construir o conhecimento e compreender o que faz, constituindo assim um meio inovador e motivador, promovendo um ambiente de aprendizagem. Os resultados revelaram que a abordagem utilizada no processo de ensino e aprendizagem, para a apresentação do conteúdo, possibilitou uma participação mais ativa dos alunos, que demonstraram interesse e curiosidade no uso da Internet para explorar e aprofundar os conceitos estudados em sala de aula. Mas para que isso aconteça é necessário que nós educadores tenhamos condições de procurar maneiras para se capacitar com o objetivo de adquirir e desenvolver novas habilidades e competências para a implementação de metodologias inovadoras com a inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FÍSICA, INTERNET, ENERGIA, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID3503_11092017082211.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUMBERTO DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "HUMBERTO"
    "autor_email" => "humberto.oliveira@profess"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O projeto didático Física Conectada foi implementado no ano de 2016, inserido no PIP (Projeto de Intervenção Pedagógica) da Escola Estadual Daura Santiago Rangel, sendo aplicado no turno da noite. Este projeto, Física Conectada, foi contemplado com o prêmio Mestre da Educação/2016. Este prêmio é um incentivo a inovações de práticas educacionais que são implementadas no cotidiano curricular das escolas públicas estaduais da Educação Básica promovido pelo Governo do Estado da Paraíba. Seguindo as orientações do PCN+ para o ensino de Física, escolhemos a temática do estudo relacionado a Energia, os seus tipos, as suas transformações e conservação. O objetivo foi criar um site, na plataforma Wix, para realizar a mediação entre outros tipos de mídias, como canal de Youtube, Webquest e redes sociais, integrando todos esses meios para motivar os alunos ao estudo e pesquisa dos conceitos trabalhados em sala de aula, na perspectiva de melhorar o processo de ensino aprendizagem da Física. Pudemos constar que o uso da Internet tem um grande potencial didático e que pode ser considerada como uma ferramenta que ajuda o aluno a construir o conhecimento e compreender o que faz, constituindo assim um meio inovador e motivador, promovendo um ambiente de aprendizagem. Os resultados revelaram que a abordagem utilizada no processo de ensino e aprendizagem, para a apresentação do conteúdo, possibilitou uma participação mais ativa dos alunos, que demonstraram interesse e curiosidade no uso da Internet para explorar e aprofundar os conceitos estudados em sala de aula. Mas para que isso aconteça é necessário que nós educadores tenhamos condições de procurar maneiras para se capacitar com o objetivo de adquirir e desenvolver novas habilidades e competências para a implementação de metodologias inovadoras com a inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.