Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PARFOR E FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA (CAMPUS DE RORAINÓPOLIS): DESAFIOS, REALIDADES E PERSPECTIVAS

Palavra-chaves: PARFOR/UERR, FORMAÇÃO DOCENTE, HISTÓRIA, 2ª LICENCIATURA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38151
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2343
    "inscrito_id" => 6428
    "titulo" => "PARFOR E FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA (CAMPUS DE RORAINÓPOLIS): DESAFIOS, REALIDADES E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo refletir sobre os desafios, realidades e perspectivas de professores e professoras cursistas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), no campus da Universidade Estadual de Roraima (UERR) no município de Rorainópolis, região centro-sul do estado. Dessa forma, para os professores e professoras formadores é perceptível o processo de transformação e crescimento vivenciados pelos formandos e formandas da primeira turma de graduação em História (2ª Licenciatura – modalidade presencial) do programa no município. Principalmente levando-se em consideração aspectos como a estrutura física disponibilizada pela instituição, falta de livros, constantes quedas de energia elétrica, deficiência no sinal de internet, entre outros recursos materiais e de apoio, inviabilizando em muitas ocasiões o bom andamento das aulas. Para tanto, além de uma breve revisão bibliográfica sobre formação docente para o ensino básico, e documental acerca da implantação do Parfor na UERR, e da criação do curso de História, conforme seu Projeto Pedagógico, lançou-se mão de um questionário com dez perguntas entre abertas e fechadas objetivando coletar as impressões dos sujeitos participantes da pesquisa – ou seja, 4 (quatro) entre os 16 (dezesseis) alunos(as) que iniciaram a graduação no semestre 2016.1 e que estão concluindo agora no semestre 2017.2, com a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – acerca do programa e do desempenho do curso de forma geral. As respostas dos (as) participantes permitiram perceber que o Parfor representa uma necessidade, sobretudo por propiciar a formação superior para alunos e alunas cursistas que de outra forma não teriam como fazê-lo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PARFOR/UERR, FORMAÇÃO DOCENTE, HISTÓRIA, 2ª LICENCIATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6428_11092017211716.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANOEL AIRES DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "MANOEL AIRES"
    "autor_email" => "manoel.matrix@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA (UERR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38151
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2343
    "inscrito_id" => 6428
    "titulo" => "PARFOR E FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA (CAMPUS DE RORAINÓPOLIS): DESAFIOS, REALIDADES E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo refletir sobre os desafios, realidades e perspectivas de professores e professoras cursistas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), no campus da Universidade Estadual de Roraima (UERR) no município de Rorainópolis, região centro-sul do estado. Dessa forma, para os professores e professoras formadores é perceptível o processo de transformação e crescimento vivenciados pelos formandos e formandas da primeira turma de graduação em História (2ª Licenciatura – modalidade presencial) do programa no município. Principalmente levando-se em consideração aspectos como a estrutura física disponibilizada pela instituição, falta de livros, constantes quedas de energia elétrica, deficiência no sinal de internet, entre outros recursos materiais e de apoio, inviabilizando em muitas ocasiões o bom andamento das aulas. Para tanto, além de uma breve revisão bibliográfica sobre formação docente para o ensino básico, e documental acerca da implantação do Parfor na UERR, e da criação do curso de História, conforme seu Projeto Pedagógico, lançou-se mão de um questionário com dez perguntas entre abertas e fechadas objetivando coletar as impressões dos sujeitos participantes da pesquisa – ou seja, 4 (quatro) entre os 16 (dezesseis) alunos(as) que iniciaram a graduação no semestre 2016.1 e que estão concluindo agora no semestre 2017.2, com a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – acerca do programa e do desempenho do curso de forma geral. As respostas dos (as) participantes permitiram perceber que o Parfor representa uma necessidade, sobretudo por propiciar a formação superior para alunos e alunas cursistas que de outra forma não teriam como fazê-lo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PARFOR/UERR, FORMAÇÃO DOCENTE, HISTÓRIA, 2ª LICENCIATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6428_11092017211716.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANOEL AIRES DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "MANOEL AIRES"
    "autor_email" => "manoel.matrix@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA (UERR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre os desafios, realidades e perspectivas de professores e professoras cursistas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), no campus da Universidade Estadual de Roraima (UERR) no município de Rorainópolis, região centro-sul do estado. Dessa forma, para os professores e professoras formadores é perceptível o processo de transformação e crescimento vivenciados pelos formandos e formandas da primeira turma de graduação em História (2ª Licenciatura – modalidade presencial) do programa no município. Principalmente levando-se em consideração aspectos como a estrutura física disponibilizada pela instituição, falta de livros, constantes quedas de energia elétrica, deficiência no sinal de internet, entre outros recursos materiais e de apoio, inviabilizando em muitas ocasiões o bom andamento das aulas. Para tanto, além de uma breve revisão bibliográfica sobre formação docente para o ensino básico, e documental acerca da implantação do Parfor na UERR, e da criação do curso de História, conforme seu Projeto Pedagógico, lançou-se mão de um questionário com dez perguntas entre abertas e fechadas objetivando coletar as impressões dos sujeitos participantes da pesquisa – ou seja, 4 (quatro) entre os 16 (dezesseis) alunos(as) que iniciaram a graduação no semestre 2016.1 e que estão concluindo agora no semestre 2017.2, com a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – acerca do programa e do desempenho do curso de forma geral. As respostas dos (as) participantes permitiram perceber que o Parfor representa uma necessidade, sobretudo por propiciar a formação superior para alunos e alunas cursistas que de outra forma não teriam como fazê-lo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.