O presente artigo tem como objetivo refletir sobre os desafios, realidades e perspectivas de professores e professoras cursistas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), no campus da Universidade Estadual de Roraima (UERR) no município de Rorainópolis, região centro-sul do estado. Dessa forma, para os professores e professoras formadores é perceptível o processo de transformação e crescimento vivenciados pelos formandos e formandas da primeira turma de graduação em História (2ª Licenciatura – modalidade presencial) do programa no município. Principalmente levando-se em consideração aspectos como a estrutura física disponibilizada pela instituição, falta de livros, constantes quedas de energia elétrica, deficiência no sinal de internet, entre outros recursos materiais e de apoio, inviabilizando em muitas ocasiões o bom andamento das aulas. Para tanto, além de uma breve revisão bibliográfica sobre formação docente para o ensino básico, e documental acerca da implantação do Parfor na UERR, e da criação do curso de História, conforme seu Projeto Pedagógico, lançou-se mão de um questionário com dez perguntas entre abertas e fechadas objetivando coletar as impressões dos sujeitos participantes da pesquisa – ou seja, 4 (quatro) entre os 16 (dezesseis) alunos(as) que iniciaram a graduação no semestre 2016.1 e que estão concluindo agora no semestre 2017.2, com a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – acerca do programa e do desempenho do curso de forma geral. As respostas dos (as) participantes permitiram perceber que o Parfor representa uma necessidade, sobretudo por propiciar a formação superior para alunos e alunas cursistas que de outra forma não teriam como fazê-lo.