Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FEMINISMO, PRA QUÊ?": UMA ANÀLISE DA ATIVIDADE PROMOVIDA PELO NÚCLEO DE ENSINO E PESQUISA EM GÊNERO E SEXUALIDADE (NEPGS) DO IFRS, CAMPUS CANOAS

Palavra-chaves: FEMINISMO, ANÁLISE, ALUNOS Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36967
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4414
    "inscrito_id" => 10193
    "titulo" => "FEMINISMO, PRA QUÊ?": UMA ANÀLISE DA ATIVIDADE PROMOVIDA PELO NÚCLEO DE ENSINO E PESQUISA EM GÊNERO E SEXUALIDADE (NEPGS) DO IFRS, CAMPUS CANOAS"
    "resumo" => "Como bolsista do projeto em andamento intitulado “Desgenerificar: quebrando tabus e preconceitos. Uma Educação para a Sexualidade e Igualdade de Gênero” promovido pelo NEPGS - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade - do Campus Canoas, pude participar como ouvinte e palestrante no dia 24 de fevereiro de 2017, no qual, em comemoração à conquista do voto feminino no Brasil, fez-se um evento de nome “Feminismo, pra quê?”. Neste, perpassou-se as ondas dos feminismos no Brasil e no mundo; as conquistas proporcionadas pelos movimentos e foram mostrados vídeos sobre a representatividade feminina na política. Além da data marcante, era de objetivo do núcleo de estudos analisar as respostas dos alunos, após ter sido feita a pergunta “O que é feminismo para você?”; a qual foi dada de início, antes mesmo da palestra do dia, e respondida em papéis, mantendo o anonimato. Após as falas das propositoras do debate (bolsista e coordenadora do projeto), foram entregues outros papéis para que, neste, os alunos pudessem expressar se o evento havia contribuído de alguma forma, e se suas opiniões haviam mudado ou tinham sido mantidas. As respostas foram lidas pelos integrantes do núcleo, mas nunca (até então) analisadas e comparadas com as iniciais. Reconhecendo, como estudante e (jovem) mulher, atuante do movimento, a importância do feminismo e do debate e esclarecimento sobre os assuntos que surgem a partir da temática; e sendo de objetivo do projeto trabalhar a diversidade dentro do campus, incentivando o respeito, venho, por meio deste trabalho, com o objetivo e proposta de realizar a análise do que foi dito pelos alunos e apresentar suas diferentes visões sobre o assunto, buscando problematizar qual impacto da atividade para os alunos participantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "FEMINISMO, ANÁLISE, ALUNOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID10193_16102017213350.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA CAROLINA FERREIRA GSCHWENTER"
    "autor_nome_curto" => "ANNA CAROLINA F"
    "autor_email" => "annagschwenter@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36967
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4414
    "inscrito_id" => 10193
    "titulo" => "FEMINISMO, PRA QUÊ?": UMA ANÀLISE DA ATIVIDADE PROMOVIDA PELO NÚCLEO DE ENSINO E PESQUISA EM GÊNERO E SEXUALIDADE (NEPGS) DO IFRS, CAMPUS CANOAS"
    "resumo" => "Como bolsista do projeto em andamento intitulado “Desgenerificar: quebrando tabus e preconceitos. Uma Educação para a Sexualidade e Igualdade de Gênero” promovido pelo NEPGS - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade - do Campus Canoas, pude participar como ouvinte e palestrante no dia 24 de fevereiro de 2017, no qual, em comemoração à conquista do voto feminino no Brasil, fez-se um evento de nome “Feminismo, pra quê?”. Neste, perpassou-se as ondas dos feminismos no Brasil e no mundo; as conquistas proporcionadas pelos movimentos e foram mostrados vídeos sobre a representatividade feminina na política. Além da data marcante, era de objetivo do núcleo de estudos analisar as respostas dos alunos, após ter sido feita a pergunta “O que é feminismo para você?”; a qual foi dada de início, antes mesmo da palestra do dia, e respondida em papéis, mantendo o anonimato. Após as falas das propositoras do debate (bolsista e coordenadora do projeto), foram entregues outros papéis para que, neste, os alunos pudessem expressar se o evento havia contribuído de alguma forma, e se suas opiniões haviam mudado ou tinham sido mantidas. As respostas foram lidas pelos integrantes do núcleo, mas nunca (até então) analisadas e comparadas com as iniciais. Reconhecendo, como estudante e (jovem) mulher, atuante do movimento, a importância do feminismo e do debate e esclarecimento sobre os assuntos que surgem a partir da temática; e sendo de objetivo do projeto trabalhar a diversidade dentro do campus, incentivando o respeito, venho, por meio deste trabalho, com o objetivo e proposta de realizar a análise do que foi dito pelos alunos e apresentar suas diferentes visões sobre o assunto, buscando problematizar qual impacto da atividade para os alunos participantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "FEMINISMO, ANÁLISE, ALUNOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID10193_16102017213350.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA CAROLINA FERREIRA GSCHWENTER"
    "autor_nome_curto" => "ANNA CAROLINA F"
    "autor_email" => "annagschwenter@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Como bolsista do projeto em andamento intitulado “Desgenerificar: quebrando tabus e preconceitos. Uma Educação para a Sexualidade e Igualdade de Gênero” promovido pelo NEPGS - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade - do Campus Canoas, pude participar como ouvinte e palestrante no dia 24 de fevereiro de 2017, no qual, em comemoração à conquista do voto feminino no Brasil, fez-se um evento de nome “Feminismo, pra quê?”. Neste, perpassou-se as ondas dos feminismos no Brasil e no mundo; as conquistas proporcionadas pelos movimentos e foram mostrados vídeos sobre a representatividade feminina na política. Além da data marcante, era de objetivo do núcleo de estudos analisar as respostas dos alunos, após ter sido feita a pergunta “O que é feminismo para você?”; a qual foi dada de início, antes mesmo da palestra do dia, e respondida em papéis, mantendo o anonimato. Após as falas das propositoras do debate (bolsista e coordenadora do projeto), foram entregues outros papéis para que, neste, os alunos pudessem expressar se o evento havia contribuído de alguma forma, e se suas opiniões haviam mudado ou tinham sido mantidas. As respostas foram lidas pelos integrantes do núcleo, mas nunca (até então) analisadas e comparadas com as iniciais. Reconhecendo, como estudante e (jovem) mulher, atuante do movimento, a importância do feminismo e do debate e esclarecimento sobre os assuntos que surgem a partir da temática; e sendo de objetivo do projeto trabalhar a diversidade dentro do campus, incentivando o respeito, venho, por meio deste trabalho, com o objetivo e proposta de realizar a análise do que foi dito pelos alunos e apresentar suas diferentes visões sobre o assunto, buscando problematizar qual impacto da atividade para os alunos participantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.